MotoGP, Equipa a equipa: os detalhes do primeiro dia do shakedown de Sepang
O MotoGP teve hoje o seu primeiro dia de ação em pista em 2023, com os pilotos de testes das diferentes equipas, bem como o único rookie da grelha, Augusto Fernández, a participarem no primeiro de três dias de shakedown em Sepang, na Malásia. Num dia afetado pela chuva, foi Cal Crutchlow, da Yamaha, a rodar mais rápido, em 2:01.146 minutos. Aqui ficam os destaques de cada equipa.
Cal Crutchlow teve três YZR-M1 à sua disposição – duas especificações de 2023 e uma de 2022. O principal foco era o novo motor que foi motivo de conversa no teste de Valência. Olhando para a tabela de tempos, parece que o problema que a Yamaha tinha no final do ano passado foi diagnosticado. De acordo com o live timing do circuito, Crutchlow atingiu uma velocidade máxima de 330 quilómetros por hora, apenas a um par de quilómetros da velocidade mais rápida. Olhando para o teste de Sepang de 2022, a velocidade mais rápida da Yamaha era de 327 quilómetros/hora, o que indica que foram feitos progressos. São bons sinais para Fabio Quartararo e Franco Morbidelli antes do teste oficial em Sepang.
Na KTM, Augusto Fernández voltou a subir à sua GASGAS Factory Racing Tech3 RC16. Depois de não ter tido grandes planos em Valência, para além de testar uma moto de MotoGP pela primeira vez, estes três dias vão ser cruciais para que o espanhol afine a moto à sua maneira. O número 37 terminou em segundo na tabela de tempos, com 2:01.331, a 185 milésimos de Crutchlow. Jonas Folger, novo piloto de testes da KTM, juntou-se a Dani Pedrosa em pista para a equipa de fábrica da KTM, com o alemão a testar a RC16 pela primeira vez. Pedrosa, por seu lado, trabalhou com a equipa de Jack Miller no primeiro dia.
Na Honda, foi Stefan Bradl quem rodou. O alemão tinha duas RC213V na sua garagem, vindo para a pista com uma aerodinâmica redesenhada, para além de um novo escape e do motor de 2023. O melhor tempo de Bradl foi um 2:01.605, que o colocou no quarto lugar da tabela de tempos.
Lorenzo Savadori estava encarregue de testar pela Aprilia e foi um dia preenchido para o italiano, que tinha seis motos para experimentar. A Aprilia estreou uma nova aerodinâmica – algo que vai ser muito comum nas diferentes fábricas durante a pré-época – mas Savadori também sofreu um problema técnico perto do final do dia.
Na Ducati, foi novamente Michele Pirro a trabalhar para os atuais campeões do mundo, que começaram 2023 a testar uma nova carenagem. O italiano trabalhou com duas GP23 e fez o seu melhor tempo em 2:02.115 minutos.
Com as temperaturas altas na Malásia, para além de uma pista suja depois do inverno, os tempos foram cerca de três segundos mais lentos do que os registados no Grande Prémio da Malásia de 2022. É expectável que os tempos vão baixando nos próximos dias, mas o mais importante é saber o que é que as equipas e os pilotos estão a testar.
Resultados
1. Cal Crutchlow (Yamaha), 2:01.146 min
2. Augusto Fernández (GASGAS), +0,185 seg
3. Yamaha Test 1, +0,427
4. Stefan Bradl (Honda Bike 2), +0,459
5. Lorenzo Savadori (Aprilia Bike D ), +0,500
6º Yamaha Test 3, +0,801
7º Michael Pirro, Ducati, +0,969