Moto3, O que esperar em 2023?
A época de Moto3 está quase a chegar, com os fãs a prepararem-se também para outro ano de ação na classe mais ligeira. Com vários novos talentos a emergirem, bem como algumas trocas de pilotos, vamos ver tudo o que muda no Moto3 em 2023.
Em relação aos pilotos que se estreiam, começamos com Niccolo Farioli, que mostrou muito potencial na Red Bull Rookies Cup e vai correr na Red Bull KTM Tech3. David Salvador, que teve de abandonar a época de 2022, vai fazer a estreia a tempo inteiro na CIP Green Power. Romano Fenati, que tem o recorde de vitórias na classe, volta ao Moto3 com a Rivacold Snipers Team. Syarifuddin Azman, quarto classificado no FIM JuniorGP, vai juntar-se à MT Helmets – MSI, com o colombiano David Alonso, que fez aparições esporádicas em 2021 e 2022, a correr a tempo inteiro pela GASGAS Aspar Team em 2023. Collin Veijer, vice-campeão da Red Bull Rookies Cup, assinou pela Liqui Moly Husqvarna Intact GP, enquanto o campeão dessa competição, Jose Antonio Rueda, vai para a Red Bull KTM de Aki Ajo.
De resto, houve alguns pilotos a trocarem de equipa. Uma das maiores mudanças prende-se com Deniz Öncü, que vai para a Red Bull KTM Ajo após três anos com a Red Bull KTM Tech3, enquanto Dani Holgado faz o caminho inverso. Jaume Masia também sai da equipa de Aki Ajo, regressando à Leopard Racing. Ryusei Yamanaka vai tentar dar sequência ao que fez Izan Guevara pela GASGAS Aspar, Matteo Bertelle vai para a Rivacold Snipers e Lorenzo Fellon e Kaito Toba trocam de lugares na CIP Green Power e SIC58 Squadra Corse, respetivamente. Joel Kelso também sai da CIP Green Power, juntando-se a Xavi Artigas na CFMOTO Racing Pruestel.
Com tanto talento, resta saber quem vai lutar pelo título. Jaume Masia regressa à Leopard Racing com esse objetivo, enquanto Diogo Moreira, após uma boa época de rookie, pode lutar pelo primeiro lugar do campeonato. Tatsuki Suzuki também pretenderá aproveitar a sua experiência. Outro piloto que vale a pena observar é David Muñoz, que vai fazer a estreia a tempo inteiro depois de impressionar em 2022. Deniz Öncü ambiciona a primeira vitória na equipa de Aki Ajo, com Romano Fenati a tentar reencontrar-se com as vitórias e Ayumu Sasaki, quarto classificado no ano passado, a querer lutar pelo título também.