MotoGP, Países Baixos, TL3: Aleix Espargaró salta para o topo

Por a 25 Junho 2022 10:12

Apesar da queda nos minutos finais do piloto da Aprilia, Fabio Quartararo (Yamaha) não conseguiria confirmar a intenção de tirar Aleix Espargaró do topo dos tempos, terminando a terceira sessão de treinos livres do MotoGP em Assen, a 41 milésimos do espanhol. Miguel Oliveira tentou o acesso ao Q2, mas terminou na 15ª posição.

A terceira e decisiva sessão de treinos livres da classe maior, começou com tempo seco e uma temperatura amena, ideal para alcançar se para definir o autor da pole-position do Grande Prémio dos Países Baixos. Francesco Bagnaia e Fabio Quartaro, os dois primeiros do segundo treino livre, mas também Jack Miller ou mesmo Jack Miller pareciam candidatos a definirem a primeira linha da 11ª ronda do mundial de MotoGP, antes da pausa de verão.

À entrada para os últimos 30 minutos – do total de 45 m do TL3 – Maverick Viñales foi o primeiro a bater o tempo de Bagnaia, baixando a melhor volta ao Circuito TT de Assen para 1m32,922 segundos. O campeão do mundo em exercísio, o francês Fabio Quartararo, estava apenas a 83 milésimos do piloto da Aprilia, com Aleix Espargaró (Aprilia) e Alex Rins (Suzuki) por perto, e o estreante Marco Bezzecchi  (Mooney VR46 Ducati) a fechar os cinco primeiros.

Joan Mir (Suzuki) também já tinha entrado para os dez primeiros que dão acesso direto ao Q2, assim como Jorge Martin (Pramac Ducati) enquanto Brad Binder (KTM) no décimo lugar, era um dos pilotos risco de não passar à segunda qualificação. Miguel Oliveira também lutava por esse objetivo com a outra RC16 ocuando o 12º lugar, quando a 15 minutos do final da sessão saiu pela terceira vez para a veloz pista holandesa de 4,5 quilómetros. Outro piloto em risco de falhar o Q2 era Enea Bastianini, que no 11º lugar com a moto da Gresini Racing acabaria por cair, comprometendo as suas aspirações. O ex-protegido de Valentino Rossi cai na curva 7 a uma velocidade próxima dos 200 km/h, numa queda espetacular, felizmente sem consequências.

A  10 minutos do final os tempos começaram a cair compulsivamente e as coisas na frente mudavam substancialmente, com Aleix Espargaró a assumir o melhor tempo provisório, conseguindo com a Aprilia RS-GP uma volta de 1m32,164. Mas, com Quartararo a dar o máximo e a colocar-se a somente 41 milésimos do seu tempo, o espanhol damarca de Noale não podia respirar descansado. Submetido a essa pressão, Aleix viria a cair na curva 3 com a Aprilia a cerca de 3 minutos do final, precisamente junto ao percurso alternativo de Long Lap. O desconsolo era visível no rosto do espanhol e também na box da marca italiana, mas a sua melhor volta de 1’32,164 iria permanecer no topo até final, ficando assim na posse de Aleix Espargaró a pole provisória para o décimo primeiro Grande Prémio da temporada. No final, Quartararo terminaria com a Yamaha YZR-M1 de fábrica na segunda posição, a esca 0,041s do melhor tempo, com Alex Rins a levar a Suzuki à segunda posição.

Taka Nakagami terminava a sessão na quarta posição como melhor piloto Honda, na frente das duas Ducati de Marco Bezzecchi e Francesco ‘Pecco’ Bagania, fechando este último a classificação dos seis primeiros.  Miguel Oliveira, fora do top 10, tem de lutar esta tarde pelo acesso à última qualificação.

O TL3 de MotoGP está marcado para as 12h30 (Hora Portuguesa), logo seguido das duas sessões de qualificação que vão definir o alinhamento da grelha de partida para o GP dos Países Baixos.

TEMPOS DO TL3 DE MOTOGP

author avatar
Ricardo Ferreira
2 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x