CN Motocross, Alqueidão, Geral MX2: Segundo triunfo do ano para Luís Oliveira
Em Alqueidão, Luís Oliveira tornou-se o primeiro piloto a conseguir mais do que uma vitória na edição deste ano do campeonato nacional de MX2.
Na manga da categoria, Luís Oliveira foi o autor do “holeshot”, levando atrás de si Fábio Costa e Sandro Lobo. O endurista segurou a liderança durante quatro voltas mas não resistiu à pressão do piloto da GasGas.
O jovem da Lourinhã ultrapassou Oliveira e rapidamente começou a construir uma vantagem sobre a luta pela 2.ª posição e que envolveu o n.º 31 e o n.º 311.
Sandro Lobo tentou por várias vezes a ultrapassagem ao “Oliveirinha” mas a experiência do piloto do ORT sobressaiu perante a irreverência do jovem de Alverca.
Mesmo arrancando da 12.ª posição, André Sérgio conseguiu subir várias posições nas voltas iniciais e, à quarta passagem pela linha de meta, já ocupava o 4.º lugar. Infelizmente, o tempo perdido no começo da corrida impediu que se conseguisse chegar ao trio da frente.
Afonso Gomes fechou o Top 5 na frente de Abel Carreiro, Martim Espinho, Martim Palma, Rúben Ribeiro e Francisco Salgueiro.
Na manga de MX Elite, Luís Oliveira realizou um excelente arranque e rapidamente assumiu o 4.º posto absoluto e 1.º de MX2. Quando André Sérgio, Sandro Lobo e Fábio Costa chegaram respetivamente a 5.º, 6.º e 7.º já o piloto da Yamaha tinha mais de 15 segundos de vantagem sobre os seus adversários de MX2.
“Oliveirinha” rodou tranquilamente até final, vencendo com grande vantagem sobre Sérgio que assim fez o máximo para “compensar” a prestação menos conseguida da primeira manga.
Costa veio da 12.ª posição para chegar a ocupar o 6.º lugar mas uma queda fê-lo descer na classificação. O piloto da GasGas ainda conseguiu recuperar até ao 8.º posto, cortando a meta à 7 décimas de segundo de Lobo!
9.º na classificação Elite, Afonso Gomes foi de novo 5.º em MX2 na frente de Abel Carreiro, Martim Palma, Alex Almeida, Rúben Ribeiro e Henrique Benevides.
Na classificação geral de MX2, depois de três vencedores diferentes nas três primeiras provas, Luís Oliveira é o primeiro “repetente” no degrau mais alto do pódio.
Com o triunfo na primeira manga, Fábio Costa subiu ao degrau intermédio do pódio no final do dia. André Sérgio terminou a jornada empatado com Sandro Lobo mas o ribatejano levou a melhor no desempate. O Top 5 ficou completo com Afonso Gomes.
Em MX125 Júnior, Fábio Costa levou a melhor sobre Sandro Lobo e os dois estão agora empatados no topo da classificação provisória. Martim Espinho foi o 3.º melhor.
Nas contas do campeonato de MX2, Fábio Costa mantém-se na liderança mas agora apenas com 4 pontos de vantagem sobre Luís Oliveira e Sandro Lobo, ambos empatados com 171 pontos. André Sérgio é o 4.º colocado, agora na frente de Abel Carreiro que ultrapassou Martim Espinho, vítima de uma queda que o levou a abandonar na manga de MX Elite.
O campeonato nacional de Motocross prossegue no dia 29 de Maio em Fernão Joanes, Guarda.
:.
(Foto: Rui Jorge/FMP)