MotoGP, Balanço de Sepang e o que se pode esperar em Mandalika

Por a 10 Fevereiro 2022 18:48

Os pilotos de MotoGP estão prestes a retomar a preparação para a temporada de 2022, com mais três dias de testes em Mandalika, na Indonésia, depois de dois dias em Sepang, na Malásia. É importante recordar que Mandalika vai receber a segunda prova do calendário de MotoGP, por isso, será importante até para conhecer o traçado. Aqui fica um apanhado do que foram os testes de Sepang e o que pode acontecer na Indonésia.

Ducati – A Ducati saiu de Sepang com o tempo mais rápido, não só dos dois dias, como do circuito, graças a Enea Bastianini (Gresini) no GP21. Quanto ao GP22, também teve um bom desempenho, com o novo motor a mostrar melhorias na velocidade de ponta, havendo também uma nova aerodinâmica e um update na entrada de ar. Contudo, o feedback dos pilotos sugere que há margem para melhorar e a fábrica vai querer resolver tudo antes do Qatar. Para Mandalika, o dispositivo de altura da moto também promete chamar a atenção.

Aprilia – A Aprilia foi um dos destaques dos testes de Sepang, com uma dobradinha no primeiro dia e um segundo e quinto lugar no segundo dia. Aleix Espargaró e Maverick Viñales parecem apreciar a nova moto, com Espargaró a revelar as melhorias na viragem e na velocidade nas curvas, embora ainda não tenha decidido qual é o melhor chassis. Desde Jerez que a Aprilia diz que é em Mandalika que a máquina fica finalizada. Resta saber se a velocidade se mantém e se vamos ver mais novidades.

Suzuki – A Suzuki também destacou algumas melhorias em Sepang, confirmando que melhoraram o motor em busca de mais velocidade de ponta sem comprometer os restantes pontos fortes do GSX-RR. Os comentários dos pilotos em relação à aerodinâmica e ao chassis foram mais variados, mas falta saber qual vai ser o feedback na Indonésia.

Yamaha – A marca de Iwata também queria mais velocidade de ponta para 2022, e, embora tenha havido um pequeno passo em frente, não foi o suficiente. O team manager Maio Meregalli confirmou que esperavam uma melhoria maior, e, em vez disso, focaram-se mais em melhorar a aerodinâmica. Meregalli também disse que o “verdadeiro teste” viria em Mandalika, por isso, a Yamaha é uma das equipas a observar com atenção.

Honda – O novo RC213V é uma das grandes atrações da pré-temporada até agora, tal como o regresso de Marc Márquez. O 93 foi o Honda mais rápido em Sepang e teve comentários positivos sobre o pacote da equipa. Todos os pilotos – Marc, Pol Espargaró, Álex Márquez e Takaaki Nakagami – vão continuar a trabalhar com a moto de 2022 em Mandalika.

KTM – Depois de uma temporada de 2021 desapontante, os testes de Sepang não foram fantásticos para a KTM na tabela de tempos, mas o team manager Francesco Guidotti confirmou que o plano da equipa passa por encontrar uma base sólida para começar a época e depois usar isso como desenvolvimento para a restante temporada. Miguel Oliveira e Brad Binder têm estado ocupados a avaliar novas partes e a reexaminar outras do ano passado, juntamente com os pilotos de testes Mika Kallio e Dani Pedrosa. Os rookies Remy Gardner e Raúl Fernández têm estado mais focados na sua adaptação às novas motos.

author avatar
Bernardo Figueiredo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x