MotoGP: Mundial de Velocidade em Portugal… começou em Espanha!
O MotoGP vai regressar a Portugal este fim de semana, para o Grande Prémio do Algarve, em Portimão. Vai ser mais um capítulo da história do motociclismo no nosso país, história essa que começou em 1987. Mas não em Portugal, curiosamente.
Em 1987, aconteceu então a primeira edição do evento, mas no circuito de Jarama, em Espanha. Tudo porque o principal circuito português na altura, o do Estoril, não estava preparado para receber uma prova de motociclismo, tendo Portugal optado por utilizar o circuito de Jarama para sediar a prova.
Em 1988, houve uma segunda edição do evento, de novo em Espanha, desta vez em Jerez. A corrida teve o nome de Grande Prémio da Expo 92. A primeira vez que o motociclismo veio realmente a Portugal foi no ano de 2000, no Estoril, com vitória do australiano Garry McCoy. A partir daí, a prova realizou-se todos os anos até 2012, sempre no circuito do Estoril. Em 2013, Portugal foi preterido para o Circuito das Américas, nos Estados Unidos.
Até que, em 2020, na sequência da alteração de calendário devido à pandemia da covid-19, o motociclismo regressou a Portugal, mas ao Algarve, numa prova que decorreu sem espetadores. Em 2021, o Autódromo Internacional do Algarve recebe a prova por duas vezes.
No que toca ao número de vitórias, destaca-se Valentino Rossi, com cinco triunfos em solo português, ele que cumpre em 2021 a sua última temporada no MotoGP. Grande destaque também para a vitória de Miguel Oliveira alcançada em 2020, que terá muito apoio no regresso do MotoGP ao nosso país.
Texto de Bernardo Figueiredo