SBK, 2021, Portimão: Rea lidera Kawasaki no topo

Por a 1 Outubro 2021 19:28

Jonathan Rea acabou por liderar um 1-2 da KRT, com Gerloff a voar alto e a Honda a mostrar-se no primeiro dia em Portimão com 11 pilotos cobertos por menos de nove décimos de segundo

A temporada 2021 do Mundial de Superbike está na sua fase final, no Autódromo Internacional do Algarve para a ronda Motul Portuguesa.

No primeiro dia, a pista de Portimão viu a vantagem ir para Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), com o Irlandês à frente de uma dupla da Kawasaki.

Foi uma sessão forte para Jonathan Rea, uma vez que o mestre de Portimão encabeçou o TL1 na manhã de sexta-feira, antes de terminar novamente em primeiro lugar à tarde.

Rea melhorou com menos de seis minutos para o final, para aumentar a sua vantagem sobre o resto, completando um sólido dia de trabalho de abertura.

O companheiro de equipa Alex Lowes (22) foi terceiro no TL1, com ambos os pilotos Kawasaki a mostrarem-se fortes nas temperaturas mais frias.

Lowes melhorou o seu tempo global nos últimos 20 minutos da segunda sessão, para terminar em segundo lugar no agregado.

Acabando em terceiro no final do primeiro dia e parecendo-se com o seu antigo eu, Garrett Gerloff (31, Yamaha GRT) subiu a terceiro e voltou ao ritmo.

O piloto americano ficou em segundo lugar no TL1, mas foi ultrapassado por Lowes na classificação geral no final do dia, mas ainda liderou o ataque independente quando Loris Baz (Team GoEleven) se juntou a ele nos seis primeiros da classificação em sexto.

O francês, em substituição de Chaz Davies, está mesmo no ritmo do circuito onde regressou ao pódio no ano passado, após uma espera de seis anos.

Baz estabeleceu 38 voltas, mais do que ninguém nos seis primeiros lugares, obtendo valioso tempo de pista com a Ducati Panigale V4 R.

Foi um primeiro dia muito promissor em Portimão para a Honda, com Leon Haslam (Team HRC) a ser um dos mais melhorados em comparação com a manhã.

O ‘Pocket Rocket’ arrancou 1,2s do seu tempo da manhã, correndo dentro dos três primeiros durante a maior parte da segunda metade da segunda sessão.

Do outro lado da garagem, o sol também brilhava, já que Álvaro Bautista estava dentro dos oito primeiros da segunda sessão, e durante a maior parte da sessão, a menos de meio segundo do primeiro lugar.

Chegados ao fim do primeiro dia, Haslam terminou no quarto lugar geral, com Bautista em nono.

Foi um dia sólido para a Yamaha também, já que Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata com Brixx) começou o seu fim-de-semana quarto na sessão da manhã e esteve consistentemente dentro dos quatro primeiros à tarde.

Toprak estabeleceu tempos por volta altamente consistentes, com muitas voltas, todas dentro de um par de décimos do seu tempo mais rápido, mas acabou por terminar em quinto.

O colega de equipa Andrea Locatelli teve um dia bastante calmo, tendo-se mantido entre os oito primeiros e terminado o dia em décimo lugar na geral.

Não foi o primeiro dia mais fácil em Portimão para a Ducati, com Scott Redding (Ducati Aruba) a colocar a Ducati no sexto lugar, enquanto o companheiro de equipa Michael Ruben Rinaldi foi apenas 13º.

Ambos estavam bem dentro dos dez primeiros no 2º Treino Livre, mas apenas Rinaldi conseguiu melhorar, já que Redding perdeu tempo no pitlane na sequência de um problema técnico.

Ao sair para uma volta largada no final do dia e definir o seu tempo mais rápido, Redding terminou em sétimo lugar, enquanto Rinaldi foi oitavo.

Sexta-feira viu outra partida complicada para a BMW, sem qualquer moto dentro dos dez primeiros. Michael van der Mark (BMW Motorrad) foi marginalmente mais rápido à tarde do que de manhã, mas consistente também, com ambos os tempos no escalão 1:42.3.

Eugene Laverty (BMW Motorrad), em ação no lugar do lesionado Tom Sykes, terminou o dia no 15º lugar, embora o irlandês tenha sofrido um problema técnico na sua última saída no final do TL2.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x