SBK, 2021, Most: Ação de Domingo em números

Por a 8 Agosto 2021 12:51

Desde fechar intervalos no campeonato, a uma última volta sensacional e uma estreia na história das SBK, a Corrida 1 no Dia 2 teve tudo…

O Mundial de Superbike  entrou em erupção na Corrida 1 no Autodrom Most, com uma volta final a recordar entre Toprak Razgatlioğlu (Yamaha Pata) e Scott Redding (Ducati Aruba), em que o turco triunfou sobre o britânico.

Contudo, o líder do Campeonato Jonathan Rea (Kawasaki Racing) caiu de terceiro, e apesar de ter voltado a montar, caiu novamente na Curva 20.

Entre o drama, história foi feita, e recordes foram quebrados, por isso prepare-se para o dia final da corrida com o nosso Pacote de Estatísticas de Domingo.

1- Toprak Razgatlioglu a bater Scott Redding por 0,040s é o final mais próximo da temporada 2021 até agora. É a 86ª vitória da Yamaha.

 9- A vitória de Razgatlioglu é a nona da sua carreira, a quarta do seu ano. A contagem de vitórias é a mesma de Sylvain Guintoli – o último campeão antes de Rea – na 29ª posição de todos os tempos no ranking das vitórias.

20 – Ao terminar em segundo lugar, Scott Redding subiu ao seu 20º pódio do SBK e ao seu 6º do ano, dando à Ducati um 961º lugar no pódio.

333- O companheiro de equipa de Razgatlioğlu, Andrea Locatelli (Yamaha Pata) deu à Yamaha o seu 333º lugar no pódio. Ironicamente, o último italiano a alcançar pódios consecutivos para a Yamaha foi o #33, Marco Melandri em Jerez em 2019 na Corrida 1 e a Tissot Superpole Race.

5- O sucesso da Itália continuou ao longo dos cinco primeiros, com Michael Ruben Rinaldi (Ducati) e Axel Bassani (Motocorsa Racing) a completarem os cinco primeiros. A última vez que houve três italianos dentro dos cinco primeiros foi na Moscow Raceway em 2013, Corrida 1: Melandri 1º, Ayrton Badovini 3º, e Michel Fabrizio 5º.

16- Pela primeira vez na história da SBK, dois pilotos com a mesma idade e que nasceram no mesmo dia estão no pódio: Razgatlioglu e Locatelli, nascidos a 16 de Outubro de 1996. São também companheiros de equipa e partilham números consecutivos – #54 e #55.

2- Pela primeira vez desde um problema de motor em Laguna Seca na Corrida 2 e uma queda em Lausitzring em 2016, Jonathan Rea (Kawasaki Racing) sofre dois resultados sem pontuação em cinco corridas. Numa nota positiva, tornou-se o quinto piloto a definir seis poles consecutivas nas SBK. A seguir, veio o seu 200º pódio com mais uma corrida.

5 – Em quinto lugar, Axel Bassani levou o melhor resultado em SBK até à data, terminando como melhor Independente.

104- Nas SSP, Steven Odendaal (Evan Bros. SSP Yamaha) deu à Yamaha a 104ª vitória na classe, igualando o recorde da Honda no topo do ranking de vitórias do fabricante.

19 – Também nas SSP, Manuel González (Yamaha ParkinGO) tornou-se na mais jovem estrela de sempre da Superpole aos 19 anos e 3 dias. Tirou o recorde a Chris Vermeulen que o estabeleceu com 19 anos, 10 meses e 23 dias: na altura, González ainda nem sequer era nascido! Foi também a primeira pole de um espanhol nas SSP desde David Salom em Portimão, 2011.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x