MotoGP, 2021, Catalunha – Quartarato (4º): “Ficar em 4º num dia mau até é bom”
O domingo de Fabio Quartararo (Yamaha) poderia ter sido muito melhor. O piloto francês foi um forte candidato na Catalunha, mas acabou por ter de se contentar com o quarto lugar após uma penalização de 3 segundos e alguns problemas na sua moto.
Quartararo saiu da posição de pole e chegou à primeira curva no terceiro lugar. A partir daí, entrou numa luta difícil, mas um erro na volta 2 fez o francês descer para quinto e perder outra posição para Johann Zarco. A partir de então, o francês da Yamaha rápidamente se juntou ao quarteto da frente, ansioso por chegar ao segundo lugar e perseguir Miguel Oliveira, mas a verdade é que apenas o conseguiu fazer 18 voltas depois, com o piloto luso cerca de 1 segundo à sua frente.
Cinco voltas depois desalojou Oliveira de primeiro e tentou afastar-se mas o português aproveitou o slipstream para retomar a liderança. O piloto de Nice tentou manter-se na frente de Oliveira mas, a degradação dos pneus do lado esquerdo e uma situação inesperada com as engrenagens da caixa complicaram-lhe a vida. Apenas numa volta ‘El Diablo’ caiu para terceiro, mas uma penalização de 3 segundos por atalhar caminho – perfeitamente visível para quem assistiu à corrida – custou-lhe um lugar no pódio, colocando-o em quarto lugar nos resultados finais. Além disso, “o fato de couro abriu-se na corrida”, disse o atual líder do mundial que com as suas vitórias tem dado contribuído para a Yamaha manter o primeiro lugar no campeonato de Construtores.
“Estou contente porque o nosso ritmo foi rápido durante todo o fim-de-semana”, começou por referir o piloto de 22 anos de Nice no final. “Na corrida, não me senti muito bem. Cometi um erro na Curva 7, saí largo, retomei a corrida e depois tive um problema. Ficar em quarto num dia mau é, na verdade, bastante bom.”
“Em relação ao problema que tive na moto, infelizmente ainda não consigo explicar o que aconteceu, ainda estamos a investigar o assunto. É um pouco decepcionante mas, de qualquer forma, ainda podemos estar satisfeitos com a nossa corrida, onde sinto que dei 100%.“
“Tentei poupar os pneus na corrida, mas o Miguel era muito forte nas curvas à esquerda e não o conseguia acompanhar, algo que também aconteceu a quase todos os pilotos Yamaha. Tinha Franco Morbidelli com um dos favoritos e ele acabou por ficar para trás. O Maverick Vinales também teve dificuldades; tendo em conta todas as circunstâncias tenho de considerar este quarto lugar com um bom resultado.”
A propósito, as regras estabelecem que os pilotos devem usar os protetores de tórax e costas corretamente durante toda a corrida, mas Quartararo.
“Já recebi uma reprimenda da qual discordo. Acho que já chega e a corrida acabou, não devemos mais falar sobre isso… Não sei o que aconteceu. A cinco voltas do fim o meu fato estava completamente aberto e não conseguia puxar o zíper para cima. Não é fácil conduzir assim mas isso acontece.”
Amanhã a equipa Monster Energy Yamaha de MotoGP estará de novo em acção no circuito de Barcelona para um teste oficial IRTA de um dia.
O próximo fim-de-semana de corrida de MotoGP está marcado para daqui a duas semanas, no Sachsenring, na Alemanha, de 18 a 20 de Junho de 2021.
ASSIM VAI O CAMPEONATO
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP: Nova identidade de marca com novos logos em 202519 Novembro 2024 12:26
-
MotoGP, Barcelona: Raul Fernandez o mais rápido no Warm-Up, Oliveira 6º17 Novembro 2024 11:13
-
MotoGP, Marc Márquez (Team Gresini): “Preferia outra pista para a final”5 Novembro 2024 15:23