MotoGP, 2021, Portimão: A grelha à lupa, Jorge Martin

Por a 15 Abril 2021 13:30

A partir daqui, estamos no Top 7, um mundo de fantasia em que tudo pode acontecer e Martin é um bom exemplo disso mesmo

Qualquer dos pilotos acima do 7º pode ganhar, e todos menos Bagnaia já o fizeram.

Voltando a Martin, que podemos dizer de um rookie que faz a pole na sua segunda corrida e depois de declarar modestamente que estava a apontar para os primeiros seis, passa a lidera-la quase toda e acaba no pódio?

Jorge Martin veio de uma série de altos e baixo que podem ter enganado muitos quanto ao seu verdadeiro potencial: passou alguma parte de sua época inicial com uma lesão e depois perdeu corridas por Covid, e no entanto, a sua adaptação à Ducati Desmosedici da Pramac foi tão fulgurante que, logo na primeira corrida, no Qatar o Madrileno surpreendeu ao saltar de 14º para terceiro no arranque.
No decurso dessa primeira prova, acabaria num modesto mas perfeitamente creditável 15º, marcando portanto 1 ponto na sua primeira corrida na classe rainha.
O espanto veio na semana seguinte, quando faz a Pole mais de um segundo abaixo do recorde da pista.

Depois no seu segundo Grande Prémio, Martin aproveitou o arranque da pole para liderar na sua Ducati 18 das 22 voltas da corrida sendo apenas pela carga do mais experiente Quartararo e finalmente, à boca da meta, ultrapassado para segundo pelo seu próprio colega de equipa.

Primeiro pódio em terceiro, e vão 16 pontos a elevar o seu total para 17.

Sabemos de Miller do ano passado que as Ducati podem funcionar em Portimão. Também sabemos que os problemas de aprendizagem de um rookie se multiplicam quando tem de dividir a sua atenção entre afinar a moto e aprender um traçado tão exigente e tão particular… mesmo assim, é possível que Martim esteja mais uma vez na luta pelo pódio.
Veredito: De segundo a qualquer lugar dentro do top 10

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x