MotoGP, 2021: Pilotos continuam a homenagear Gresini

Por a 9 Abril 2021 16:30

A memória e o legado de Gresini continuam a ser homenageados pelos seus discípulos. O ícone das corridas faleceu antes do começo da época, mas Jorge Martin, Fábio Di Giannantonio e Aleix Espargaró continuam a recordá-lo

“Gostaria de dedicar este pódio ao FaustoFoi muito importante para a minha carreira!” Jorge Martin

É preciso talento para reconhecer talento, e não há dúvida da capacidade que o falecido, grande Fausto Gresini teve durante os seus dias no ativo.

Bicampeão mundial na classe de 125 cc, o ícone das corridas acabou por se virar para a gestão, passando mais de 25 anos a fomentar o crescimento de uma das equipas mais conhecidas da modalidade hoje, antes de, infelizmente, falecer no início da temporada.

Uma multidão de pilotos talentosos usou as cores Gresini ao longo dos anos e continuam a fazê-lo agora. Por todo o paddock, ainda há discípulos do italiano, passado e presente, que estão a colocar os seus nomes nas manchetes, e não se esqueceram do homem que ajudou a alimentar os seus talentos.

Jorge Martin, agora da Pramac Racing, passou dois anos sob a orientação do italiano, culminando em ser coroado campeão do mundo de Moto3 de 2018.

O homem de Madrid teve um fim de semana para recordar no GP de Doha, conquistando a pole position e um 3º na sua segunda grande final de sempre, e sabia exatamente a quem agradecer no rescaldo.

“Gostaria de dedicar este pódio ao Fausto”, disse na conferência de imprensa pós-corrida. “Foi muito importante para a minha carreira. Ele deu-me a oportunidade de ir para a Honda. Estava num momento muito baixo com uma moto inferior e não estava a fazer resultados.”

“Ele disse-me: ‘Vem cá, eu sei que tens talento. Juntos podemos ganhar este Campeonato.”

“Tenho muitas saudades dele porque se tinha tornado um amigo próximo, era como família para mim. Estou muito feliz por ter parado com a equipa Gresini para um grande abraço. De certeza que ele está a ver lá em cima.”

Foi uma homenagem comovente, mas refira-se que ele não é o único estreante de MotoGP a ter estado sob a tutela de Gresini.

Enea Bastianini (Avintia Esponsorama) conquistou consecutivamente os três primeiros lugares do Campeonato em Moto3 com equipas da Gresini Racing, e o atual Campeão de Moto2 também impressionou nas suas primeiras corridas na classe rainha, conquistando um top 10 na estreia.

É claro que não podemos esquecer Aleix Espargaró (Aprilia Gresini), que tem dado grandes passos em frente durante as rondas iniciais de 2021 com top 10 consecutivos.

A influência de Gresini não é vista apenas ao mais alto nível, com nomes como o líder do Campeonato de Moto2 e favorito Sam Lowes (Elf Marc VDS Racing) a terem passado algum tempo com as suas equipas em 2016 e 2019.

Mantendo-se na classe intermédia, Fabio Di Giannantonio (Federal Oil Gresini Moto2) registou o primeiro pódio da equipa Gresini em quatro anos no GP do Qatar, quando roubou um degrau a Marco Bezzecchi (SKY Racing Team VR46) até à meta.

Tal como Martin, fez questão de prestar homenagem ao homem que ajudou no seu desenvolvimento como piloto.

“Hoje foi um dia de loucos”, disse Di Giannantonio. “Tem sido incrível porque já passamos por muitas coisas más neste inverno, algo irreal. Toda a equipa acreditou no objetivo do nosso chefe, por isso trabalhámos tanto para chegar aqui. Durante toda a corrida, eu estava a correr com o meu coração… Fiz tudo o que era possível para o conseguir. Tudo por Fausto.”

Também em Moto3 podemos ver a sua influência, com Jeremy Alcoba e Gabriel Rodrigo, companheiro de equipa na Moto3, entre os primeiros favoritos ao título para a categoria, enquanto o finalista do GP de Doha, Niccolò Antonelli (Avintia Esponsorama) passou pela estrutura. Cada piloto tão orgulhoso como o próximo por ter trabalhado com Fausto.

O ícone do desporto pode ter-nos deixado, mas o seu legado continua vivo.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x