SBK, 2021, Estoril: Rea faz a Pole no Estoril e oblitera o recorde da volta
O Campeão reinante reivindicou a pole position e houve muitas surpresas dentro dos dez primeiros na sessão de 15 minutos
A sessão da Tissot Superpole para a Ronda Gaerne de Estoril proporcionou choques e surpresas ao longo dos dez primeiros , com Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) na sua segunda pole position consecutiva em 2021 e 29º da sua carreira no Mundial de Superbike enquanto se defendeu do desafio dos seus rivais no Circuito Estoril.
Scott Redding (Ducati Aruba) foi o primeiro piloto a passar para o pneu de qualificação Pirelli e afixou um 1:36.047s para assumir a pole provisória antes de Rea entrar nas últimas etapas com um 1:35.876s, o único piloto a rodar no escalão dos 1:35s.
Assim, inicia a época com duas poles pela terceira vez, com a época de 2021 a juntar-se a 2015 e 2017 nos livros de recordes.
O companheiro de equipa de Rea Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) vai partir da primeira linha pela primeira vez desde Losail 2019, a sua primeira para a Kawasaki.
Toprak Razgatlioglu (Yamaha Pata BRIXX) foi quarto na sessão Tissot Superpole e vai começar da segunda fila, à frente da estrela americana Garrett Gerloff (Yamaha GRT) na quinta fila, ambos mostrando um ritmo forte durante o fim-de-semana até agora. Tom Sykes (BMW Motorrad) também começará a partir da segunda fila como o piloto líder das BMW.
O italiano Michael Ruben Rinaldi (Ducati Aruba) reclamou o sétimo lugar à frente de Eugene Laverty (RC Squadra Corse), enquanto o irlandês continua o seu forte ataque no Estoril com uma terceira linha de partida.
Uma das principais surpresas da Superpole foi o ritmo de Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) enquanto o francês seguia Rea nas primeiras etapas da sessão de 15 minutos para ocupar o nono lugar, apesar de não ter melhorado no pneu de qualificação.
Tito Rabat (Barni Racing Team) também garantiu uma partida entre os dez primeiros, sendo a primeira vez que tanto Mahias como Rabat vão começar entre os dez primeiros nas SBK.
Logo atrás, está um grupo que procura entrar nos dez primeiros quando a corrida começar, com Andrea Locatelli (Yamaha Pata) em 11º, Alvaro Bautista (Team HRC) em 12º, Jonas Folger (Bonovo MGM Action) em 13º e Michael van der Mark (BMW Motorrad) em 14º; os quatro falharam entrar nos dez primeiros por três décimos, com Bautista a recuperar de três quedas na sexta-feira.
Leon Haslam (Team HRC) começará em 15º após um fim-de-semana difícil para ambas as Honda enquanto Chaz Davies (Team GoEleven) começará em 16º a bordo da sua Ducati.