MotoGP, 2021, Qatar: Impressionante Aprilia

Por a 25 Março 2021 12:00

O desempenho da pré-temporada da fábrica de Noale foi notável, com a nova RS-GP a provar-se competitiva e Aleix a liderar a tabela inicialmente

“A minha confiança está mais alta do que nunca” Aleix Espargaró

Todos os que seguiram a Aprilia no Teste do Qatar, incluindo membros das equipas rivais, admitiram estar impressionados com o que a fábrica de Noale conseguiu durante o inverno.

Isto não só porque apareceram no Qatar com uma máquina amplamente renovada, mas porque ela funcionou. Aleix foi rápido todas as sessões todos os dias, pelo menos até sofrer uma queda.

A Aprilia equipada com o novo motor V4 de 90 graus que vimos pela primeira vez em Sepang 2020 tem novas cabeças de cilindro, dando mais potência e binário através da gama de rotações, um novo quadro em torno desse motor, com dois novos escapes a sair de uma nova carenagem equipada com novas asas (para atuar em altas, baixas e médias) e uma nova unidade de assento/cauda além de um novo braço oscilante em fibra de carbono.

Como também há um novo dispositivo de arranque traseiro para combinar com o dispositivo frontal que tinham no ano passado, não sobrou muito da máquina original de 2020…

As partidas simuladas de Aleix pareciam ser apenas as segundas em velocidade e consistência a seguir às de Jack Miller.

Será esta a máquina que irá dar à Aprilia alguns resultados de que se orgulhem? Estaríamos melhor posicionados para responder se Aleix não tivesse caído e cancelado a sua última simulação de corrida, mas o seu ritmo um dia antes era impressionante.

Pelo que sabemos, Aleix tem a velocidade e o ritmo de corrida para estar no grande grupo que vai disputar o pódio.

Por outro lado, Aleix deve sentir-se muito sozinho na Aprilia em comparação com pilotos de outros fabricantes que têm 2, 3 ou mesmo 4 estrelas a andar para recolher dados.

Ser o único no ritmo com a marca não pode ser fácil, mas Aleix ainda precisa de transformar todo esse trabalho duro nalgum tipo de resultado sólido no domingo, que dê o arranque à campanha de 2021.

Se não o fizer, será a história a repetir-se!

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x