MotoGP: Kiko Maria entre 3 candidatos à Red Bull Rookies

Por a 12 Outubro 2019 12:59

As provas de seleção da Red Bull Rookies para 2020 decorrerão entre terça e quinta-feira da próxima semana na pista espanhola de Guadix, juntando 109 promessas do motociclismo mundial de velocidade, em representação de 36 países, entre estes 3 portugueses convidados.

O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria é um dos que vai voltar a participar, pelo segundo ano consecutivo, nas provas de seleção, mas desta vez, com mais experiência e andamento, ambiciona “lutar por um lugar nas escolhas finais do júri”. Está em causa um “objetivo com um extraordinário impacto no [seu] processo de crescimento”, declarou o recém-consagrado campeão nacional de velocidade da categoria de PréMoto 3 após receber a notícia.

O evento vai contar com a presença de três portugueses, que tentarão chegar às opções finais do júri do certame, que se ficarão pelos 12 participantes. Os escolhidos integrarão o lote de 25 nomes que em 2020 alinharão, pela 14ª temporada na série organizada pelo antigo jornalista Britânico Peter Clifford.

Das várias corridas para jovens pilotos, estas são as que atraem mais exposição mediática a nível mundial, uma vez que fazem parte do programa oficial de vários grandes prémios de Moto GP que se realizam na Europa.

Com “mais de duas dezenas corridas disputadas e numa fase do processo de aprendizagem e desenvolvimento técnico mais avançada” do que há um ano, o piloto do Moto Action Team assume que está “apostado em aproveitar todas as oportunidades que tiver” para causar boa impressão aos quatro jurados, apresentados pela organização como “especialistas com décadas de Mundial de Moto GP”.

Cada um dos jovens participantes disporá de uma moto de 250 centímetros cúbicos preparada de acordo com os regulamentos técnicos da categoria de PréMoto 3. Serão divididos por sete grupos e num dos primeiros dois dias (terça ou quarta-feira) serão observados pelo júri em duas sessões de 15 minutos, uma de manhã e outra à tarde. Sairão espaçadamente para a pista e em avaliação estarão, entre outros, parâmetros como qualidade da pilotagem, abordagem das curvas, travagem, ultrapassagens, comportamento aerodinâmico, enquadramento com a máquina, rapidez e segurança.

No último dia dos trabalhos de seleção, na quinta-feira, já só voltarão a rodar aqueles que passarem as exigências da primeira triagem, o que aconteceu com “Kiko” Maria no ano passado. Os eleitos para a última fase do processo de seleção repetirão uma sessão de observação matinal e outra vespertina, ficando-se a conhecer o veredicto final dos jurados ao fim do dia.

Serão, então, oficialmente designados entre 10 e 12 pilotos para se estrearem na próxima edição daquele que é considerado o principal viveiro das equipas do Campeonato do Mundo de Moto 3. Que o diga, por exemplo, o vencedor deste ano, o espanhol Carlos Tatay, que garantiu já a participação no Mundial nos próximos dois anos. Na competição de 2020, irão juntar-se a um grupo de pilotos (entre 13 e 15) que já integram o plantel da Rookies Cup em 2019.

Para além de “Kiko” Maria, de 15 anos e que vai na sua terceira temporada no motociclismo de competição, Portugal terá em Guadix outros dois representantes: Dinis Borges e Rafael Damásio. Até agora, apenas Ivo Lopes, em 2011, conseguiu ser selecionado e disputar, durante uma época inteira, a Red Bull Moto GP Rookies Cup. Antes, Miguel Oliveira, em 2008, participou em três corridas, a convite dos organizadores, duas das quais, de facto, venceu (Donington Park e Assen).

Antes de apontar à pista andaluza, a pouco mais de 50 quilómetros de Granada, “Kiko” Maria está, neste fim de semana, em Albacete, para a sexta e penúltima prova da European Talent Cup, competição monomarca que reúne os melhores valores emergentes do motociclismo de velocidade no velho continente.

Na prova anterior, em Jerez de la Frontera, o jovem português ganhou a corrida da série 2, reservada aos pilotos que não atingiram a corrida principal.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x