Ronda 5 do Troféu ZCUP.PT – O piloto Abián Romero sagra-se campeão Ibérico

Por a 23 Julho 2019 19:42

Depois das 2 rondas em Portimão, a ZCUP regressou ao Estoril para a sua 5ª ronda da PT e 3ª da IB, no fim-de-semana de 20 e 21 de Julho, onde o vento soprou forte assim como a animação em pista!

Nesta 3ª ronda da IB, incidentes na corrida 1 e a ausência de alguns dos protagonistas das rondas anteriores, facilitaram a vitória antecipada da ZCUP IB por Abián Santana Romero que voltou a aliar consistência com rapidez, conquistando com todo o mérito este troféu da época de 2019!

Abián Santana Romero

Com o vento já a levantar-se, a Qualificação feita em conjunto com o Troféu ENI/TLC, teve outra vez João Curva (#54 Open ENI/TLC) a fazer a pole à geral, seguido desta vez pela Z de Abián (Z85) que faz a pole das Zs com 1:51,710 batendo logo aqui o anterior recorde do Estoril e dando já o mote para a corrida.

O segundo melhor tempo das Zs foi do regressado Miguel Vilares (Z44), vencedor do troféu PT em 2018 que aproveitou as férias em Portugal para voltar às corridas. Vilares ao qualificar-se na frente das restantes Zs, mostrava ao que vinha, mas tinha logo atrás de si os habituais furiosos das Zs com nenhuma vontade de lhe facilitar a vida. A ele e a Abián, claro!

Miguel Vilares

Alguns pilotos não se qualificaram por rodarem acima do limite dos 120% incluindo a Z de José Fernandes (Z26), que uma queda não primeira volta lançada, não lhe permitiu qualificar. A Direcção decidiu depois aceitar estes pilotos nas corridas para surpresa dos restantes.

Com a forte ventania típica desta época no Estoril, já a sentir-se e bem, iniciou-se a primeira corrida do fim-de-semana da ZCUP, em conjunto com o Troféu ENI/TLC, logo com um acidente na 1ª curva após o arranque!

Acidente na 1ª curva entre Vilares do Troféu ZCUP e Flores do TLC

Abián faz o holeshot seguido de Vilares e João Curva, mas Pedro Flores (#71 Open ENI/TLC), partindo de 12º, decide passar toda a gente por dentro! Infelizmente, este excesso de optimismo leva-o a falhar a travagem, batendo fortemente em Vilares e terminando a corrida de ambos logo ali. Ficámos assim sem saber se Vilares seria capaz de batalhar com Abián, mas são assim as corridas. Felizmente ambos saem deste acidente sem lesões de maior, mas que criou logo ali um intervalo para Abián que as Zs seguintes já não conseguiram reduzir, fazendo este uma corrida solitária até à vitória.

Bogdanov (Z07) aproveita a confusão gerada pelo acidente para subir ao 2º lugar das Zs, logo seguido do grupo que iria animar a corrida até ao fim na luta pelos lugares da frente!

Na volta 2, com Abián lá na frente e Bogdanov em 2º das Zs, Vicente (Z01) passa Farias (Z21) para o 3º lugar, com Amaral (Z10) e Franco (Z22) logo ali! Na volta seguinte, estes 4 passam Bogdanov e começam a perseguição a Ricardo Almeida (#21 Sbk ENI/TLC) que é passado por Vicente uma volta depois.

Na volta 5, com os primeiros já a iniciarem as dobragens (?!), Amaral, Franco e Farias passam Ricardo Almeida e começam uma luta sem tréguas com Vicente para os últimos lugares do pódio das Zs. A duas voltas do fim, Franco passa Amaral na variante e Vicente logo a seguir, evitando um high-side deste à saída da parabólica! Vicente apesar de saltar da sela consegue continuar em pista, mas com Amaral e Farias logo ali a 50 milésimas!

Duarte Amaral com a Z10

Na última volta, Franco liga o “turbo” e bate o seu recorde pessoal ao rodar em 1:51,672 defendendo-se de Amaral e assegurando assim o 2º lugar das Zs. Boa corrida!! Na última volta, Farias ainda consegue passar Vicente e subir ao 4º lugar das Zs.

Lá atrás, com Bogdanov seguro no 6º posto e Pires (Z14) em 7º, Vilardebó (Z12) persegue e supera Pedro Dias ((#58 Sbk ENI/TLC) na última volta! Muito bom!

Meaude (Z24) infelizmente cai na última esquerda da 8ª volta, depois de bater o seu recorde pessoal ao realizar 1:58,654. Felizmente sai sem lesões graves mas algo combalido que o leva a desistir da 2ª corrida. Mais atrás José Fernandes (Z26) demora a encontrar o seu ritmo e é dobrado pelos da frente, mas consegue terminar a corrida e subir lugares na classificação do Troféu.

No Domingo, apesar de anunciada uma nova grelha devido às ausências de Vilares e Meaude, a Direcção decide manter a grelhado dia anterior (?!) e assim, com o dia soalheiro e o vento ainda “brando”, Abián volta a fazer o holeshot !!! Mas é seguido de perto por Amaral e Farias, com Vicente no meio de João Curva e Ricardo Almeida do ENI/TLC, à frente de um surpreendente Pires (Z14) que supera Franco no arranque! Muito bom!

Com Amaral rápido mas sem ritmo para acompanhar os da frente, Farias roda ao ritmo de Abián e consegue aproximar-se deste. Abián distrai-se e, numa volta, é apanhado por Farias que, rodando consistentemente no segundo 51, o ultrapassa na volta seguinte! Mas este a 2 voltas do fim, “acorda” e, numa volta canhão, bate o recorde das Zs com 1:50,933 e recupera o primeiro lugar das Zs a Farias, para não mais o largar até à bandeira de xadrez! Grande corrida dos dois!

Amaral termina num tranquilo 3º das Zse 4º da geral, com Franco a terminar a seguir a somente 2s. Vicente que rodou atrás de Franco desde a volta 3, termina em 5º das Zs não conseguindo superar Almeida por 7 milésimas e com o duo Pires e Bogdanov logo atrás, a menos de 2s! Estes dois estão cada vez mais rápidos e vão começar a incomodar os tenores da categoria não tarda nada!

Anselmo Vilardebó coma Z12

Vilardebó rodou consistentemente no segundo 57 e, tal como na corrida anterior, supera Pedro Dias do ENI/TLC na penúltima volta! É assim mesmo!! José Fernandes termina a corrida no seu ritmo habitual com a boa notícia de ter sido pai nesse dia de um rapazinho!! Parabéns ao pai babado!!

José Fernandes festejou o nascimento do seu filho nesse dia de roda no ar… Parabéns !!!

A ZCUP iniciou assim a sua 2ª metade da época com o seu 5º fim-de-semana de corridas (3º da IB), celebrando Abián Romero como vencedor do troféu ZCUP IB a 2 corridas do fim (o IB termina na próxima ronda em Aragón), entretendo os espectadores com boa animação em pista, várias nacionalidades e ajudando a animar mais esta jornada do CNV Moto, enquanto decorria o mundial de Supermoto em Montalegre e a concentração de Faro no Algarve.

A próxima etapa da ZCUP, novamente com a IB, ruma a Alcañiz, Espanha, ao circuito Motorland Aragón no fim-de-semana de 31 de Agosto/ 1 de Setembro para a sua 6ª ronda, onde a incógnita será o desempenho dos portugueses num circuito que desconhecem, esperando-se igual animação em pista pois os restantes lugares do pódio IB estão todos ainda em aberto e continuando a dar oportunidade aos participantes de fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!

Classificações Gerais Troféus ZCUP.PT e ZCUP Ibérico

Abián Santana Romero com 136 Pontos neste momento é já o Vencedor do Troféu ZCUP Ibérico

Galeria de Imagens  ( fotografias de Vic Schwantz e Hellofoto )


author avatar
Pedro Rocha
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x