Valentino Rossi vai ter jogo com o seu nome
A Milestone, produtora há três anos do jogo oficial do MotoGP, anunciou ontem durante o Rally de Monza o lançamento para Junho de 2016 de um novo título sobre a vida e atividades desportivas de Valentino Rossi.
‘Valentino Rossi – The Game’ abordará não só a carreira do piloto italiano nas motos, mas também as incursões de ‘Vale’ nos ralis e no agora famoso ‘Ranch’ que a lenda do motociclismo utiliza para se divertir, treinar e ajudar os jovens pilotos da Sky/VR46. O ‘staff’ e amigos mais próximos do pluricampeão transalpino irão igualmente ser reproduzidos.
“O jogo será uma celebração da vida do Valentino”, confirmou ao MotoSport a vice-presidente da Milestone, Luisa Bixio Bordonaro. “Como uma empresa italiana, estamos muito satisfeitos por desenvolver e lançar este jogo nesta fase da carreira do Valentino e por ele ter aceitado fazê-lo agora connosco, até porque a Sony já tinha procurado atraí-lo anteriormente. Talvez por ter agora 36 anos, o Valentino achou que este era o momento certo para dar este passo.”
Além da paixão pelos motores, Valentino Rossi é um admirador confesso do mundo dos videojogos. Após o primeiro dia do Rally de Monza, o piloto italiano arranjou preciosos cinco minutos para comparecer ao local da apresentação deste novo título da Milestone, confirmando a sua satisfação por mais este projeto: “Sempre gostei mundo de videojogos e estou realmente muito contente com este lançamento. Quando era miúdo passava horas a jogar o Colin McRae Rally, um dos meus ídolos, e agora vou ter um jogo com o meu nome. É incrível!”
Dos 170 elementos que dão corpo à Milestone, “cerca de 3/4 irão estar alocados a este projeto”, acrescentou Luisa Bixio Bordonaro. A vice-presidente da companhia revelou ainda ao MotoSport que o acordo foi fechado em Junho, durante o GP da Catalunha de 2015: “Foi nessa altura que decidimos avançar com a ideia, iniciando logo depois o desenvolvimento do conceito.”
Para que tudo seja perfeito, Valentino tem acompanhado de perto as diversas fases do jogo, dando o seu ‘feedback’ em questões como a dinâmica e física da jogabilidade. A equipa da Milestone liderada por Alessandro Palamidese mostrou-se impressionada com o nível de detalhe oferecido, próprio de um jogador ‘à séria’: “O Valentino é na vida real aquilo que conhecemos dele na televisão. Muito alegre, divertido e compenetrado em tudo o que faz. Mas impressionou-me as dicas que nos deu quanto à física do jogo, ao comportamento das motos e dos carros, e ao que deveria ser feito para acentuar o realismo”.
Palamidese e os outros técnicos da empresa italiana passaram ainda muito tempo no ‘Ranch’ de Valentino para garantir que o traçado fosse o mais real possível no jogo: “Estivemos ora com o Valentino, ora com o Uccio, a recolher informação sobre o rancho, com o piso seco e molhado para que as condições no jogo fossem o mais verdadeiras possível”, adiantou. Para tal, recorreram a imagens aéreas de ‘drones’ e à instalação de pequenas câmaras de vídeo em carros e motos de modo a que cada curva e inclinação estivessem contempladas e bem representadas. “Tudo tem de estar perfeito. Nem o Vale aceitaria de outra forma”, concluiu.
‘Valentino – The Game’ estará disponível para PS4, Xbox One e PC.
[…] Desengane-se se pensa que este será mais um texto de Rossi contra Marquez, Lorenzo e o mundo inteiro. É apenas a constatação do que pude presenciar, com os meus olhos, nas curtas horas em que pisei o Autodromo Nazionale de Monza para assistir à revelação do primeiro videojogo sobre a vida de Valentino Rossi. […]