MotoGP: Comunicar ou não? Parte 2
Os dias que antecederam o Grande Prémio da Alemanha, em Sachsenring, ficaram marcados pela notícia de que a partir da ronda alemã as equipas de MotoGP podem comunicar com os seus pilotos através de um sistema de comunicação através de mensagens curtas que surgem no painel de instrumentos das motos.
O objetivo desta deliberação da Comissão de Grandes Prémios é o de evitar que os pilotos não se esqueçam de ver mensagens que indicam por exemplo uma penalização a cumprir ou que uma corrida está interrompida entre outras informações que fazem parte uma restrita lista aprovada pela Comissão.
Precisamente numa fase em que este sistema foi implementado tivemos um piloto que foi desclassificado do GP da Alemanha por não ver a mensagem de penalização por falsa partida no painel de instrumentos da sua moto. O autor desta situação foi Héctor Barberá, precisamente um piloto que já o ano passado, então no GP da Áustria, havia sido desclassificado por também não ter visto a indicação para cumprir um ‘ride through’ após ter feito falsa partida. Vigorava o antigo sistema de comunicação da Direcção de Corrida com os pilotos.
A alegação do piloto de espanhol foi que durante a corrida no circuito de Sachsenring estava em acesa luta com outros pilotos pelo que não viu as mensagens na sua moto bem como as tradicionais placas no muro das boxes da sua equipa bem como da Direcção de Corrida.
Uma situação bizarra e que levanta a eterna questão se os pilotos de motos ou contrário dos de automóveis, onde as condições são outras, têm disponibilidade no momento em que estão em pista de olhar para o painel de instrumentos da respetiva moto.
Sem cair na tentação de criticar esta inovadora solução tecnológica veremos como irá evoluir a adaptação a esta nova realidade sabendo sempre que será preciso tempo e paciência para a habituação ao novo processo, que a partir de 2018 irá substituir a tempo inteiro o antigo sistema de comunicação com os pilotos. Aí a Direcção de Corrida alertava através de luzes no painel de instrumentos das motos situações como penalizações ou paragens da corrida. Sistema esse que diga-se de passagem também provocou momentos insólitos como o registado há uma semana e meia em Sachsenring. Héctor Barberá que o diga.
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP: Jorge Martín e Aprilia Racing, um casamento capaz de “bater” as Ducati em 2025?25 Novembro 2024 11:28