MotoGP: Yamaha na frente dos construtores
Se no que diz respeito ao campeonato de pilotos é a Honda, por intermédio de Marc Márquez, que lidera após a conclusão da primeira metade da época, o mesmo não se pode aplicar nos campeonatos destinados aos construtores e equipas.
Em ambos é a Yamaha que para já leva a melhor. Entre os construtores a marca do triplo diapasão tem 18 e 32 pontos de vantagem para a Honda e Ducati, respetivamente. No quarto posto vem a Suzuki, que tem até ao momento tem sido a grande desilusão da temporada. A insígnia de Hamamatsu está a 149 pontos da Honda e somou apenas 35 em nove Grandes Prémios.
Resultado que certamente faz corar de vergonha os responsáveis da Suzuki e ainda para mais se tivermos em atenção que existe apenas um ponto a separar a marca nipónica da Aprilia. Já a estreante KTM como seria de esperar ocupa a sexta e última posição, tendo já obtido 16 pontos.
Por último entre as equipas a Monster Yamaha MotoGP lidera com 11 pontos de avanço sobre a Repsol Honda Team. Segue-se a Ducati Team, mas já a 55 pontos da rival Yamaha. A melhor equipa satélite é a Monster Yamaha Tech 3, que surge no quarto posto da classificação global. As duas equipas da Yamaha são mesmo as únicas que até ao momento pontuaram em todas as provas realizadas.