Yamaha XSR900 Abarth – Uma combinação Win-Win

Por a 1 Junho 2017 20:01

ABARTH – Uma designação da FIAT conotada com uma preparação especial e um cariz mais desportivo, adotado no setup de alguns dos  seus carros, é agora associada à XSR 900 da Yamaha, numa edição limitada muito especial.

Com base no fantástico modelo XSR 900 a Yamaha recuperou a parceria que teve durante o ano 2007 no patrocínio que a Abarth proporcionou a Valentino Rossi no Moto GP e apresentou uma Edição Limitada da XSR com a designação Abarth.

A edição limitada é de 695 unidades, número que tem uma relação directa com o número de Fiat 500 Abarth produzidos, uma edição também especial com 165cv e cheia de acabamentos especiais em carbono para além dos enormes travões Brembo que monta e um turbo que lhe atribui o novo regime potência .

A Yamaha deu total liberdade aos seus designers para desenvolverem o projecto XSR Abarth e dotarem a sua moto do look final que transmitisse toda filosofia Abarth.

A pequena cúpula em carbono é a referência que imediatamente salta à vista, seguida da peça que cobre a parte posterior do banco, simulando uma pequena baquet de competição. Os acabamentos são cuidados ao extremo, como o banco em pele tipo alcântara e o tom cinza brilhante da pintura lacada.

O escape Akrapovic de dupla ponteira, em aço e titânio, completa de forma excelente o look desportivo da XSR 900 Abarth.

O resultado final do projecto XSR Abarth mais parece que a Yamaha adotou um dos seus projectos Yard Built e o tornou numa versão de produção. Claro que a exclusividade tem sempre um custo e a diferença de preço entre a versão XSR normal e a Abarth de 2.400 eur está no meu entender perfeitamente justificada.

A XSR Abarth monta um guiador baixo, ao estilo Café Racer dos anos 70, que faz sentir o peso do nosso corpo nos pulsos e que se torna algo desconfortável ao fim de algum tempo, sobretudo em condução em cidade, mas uma vez em estrada e aumentando velocidade, o peso e o desconforto desaparecem de imediato. Se transferirmos o peso do nosso corpo na moto, encostando mais o peito ao depósito, a nossa condução vai tornar-se mais agressiva e convidar-nos certamente a curvar com mais determinação e velocidade. Afinal esta XSR900 é uma Abarth, certo ?

A XSR Abarth mantém todas as características da versão normal, talvez mais confortável até, sobretudo  em alta velocidade dada a posição mais agachada, com um comportamento extremamente estável e neutro e transmitindo uma enorme sensibilidade e segurança.

Os travões não são Brembo, como no Fiat 500 Abarth, mas estão à altura da missão que lhes foi confiada, sendo eficazes e progressivos e com uma boa “mordida” sempre que solicitados .

A XSR 900 Abarth não inclui Control de Tração mas a sensibilidade do acelerador e a capacidade de dosear a aceleração é tão precisa que não se sente falta do mesmo. O motor tri-cilindrico de 847cc debita 113cv, de forma suave e progressiva, com uma curva de potência linear e uma caixa de 6 velocidades, bem escalonada e precisa, que contribui para a suavidade da condução.

 

Yamaha XSR900 Abarth – Especificações Técnicas

Motor                            847cc Tri-cilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas/cilindro, refrigeração líquida

Compressão                11.5:1

Potência                     115 CV às 10.000 rpm

Par Máximo            87,5 Nm/8,9 Kg às 8.500 rpm

Alimentação           Injecção sequencial multiponto

Ignição                         TCI

Arranque                  Eléctrico

Transmissão           Corrente

Caixa                             6 velocidades

Embraiagem           Discos múltiplos, húmida.

Quadro                        Diamante liga

Braço oscilante    Duplo braço em alumínio ( Link type )

Susp. dianteira     Telescópica 137 mm de curso

Susp. traseira        Amortecedor Link Type 130mm de curso

Roda dianteira     110/70-17”

Roda traseira         150/60-17”

Travão frente        Discos de 298mm com 4 êmbolos com ABS

Travão traseiro    Disco de 245mm com 1 êmbolo ABS

 

Dimensões

Comprimento         2.075 mm

Altura                            1.135 mm

Largura                                     815 mm

Dist. entre eixos    1.440 mm

Altura do banco       830 mm

Peso                                      195 Kg

Cap. depósito                14 litros

author avatar
Pedro Rocha
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Relacionadas
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x