Bavarian Fistfighter da Rough Crafts – sobre base BMW R 9 T
Numa breve pesquisa que fizemos para obter mais informação sobre a BMW R Nine T, demos com esta fantástica preparação realizada pela Rough Crafts e que dá pelo nome de Bavarian Fistfighter.
É difícil descrever e adjectivar este trabalho mas na minha opinião o resultado é mesmo BRUTAL.
O autor chama-se Winston Yeh, é natural de Taiwan, tem 36 anos e o seu curriculum académico conta com vários títulos em várias universidades. Desde o Design Gráfico ao Design Industrial, Winston tem demonstrado o seu talento em várias sectores e áreas que vão desde o desenho de cadeiras e mesas a grafittis e arte urbana.
“A paixão pelas motos começou ainda no liceu”, afirma Winston. “Um colega seu tinha uma Yamaha 150 e começou a alterá-la colocando um guiador e um farol diferente. Achei que o resultado era fantástico e acabei por comprar uma igual para mim e tudo começou nesse mesmo momento e nunca mais parou”.
Fruto da sua dedicação e trabalho árduo as suas preparações começaram a aparecer numa série de exposições. E foi numa desta exposições que Winston acabou por conhecer Ola Stenegard, Chefe do Departamento de Design da BMW Motorrad.
Um dia recebeu um telefonema da BMW Motorrad em Taiwan a perguntarem : “Já viste o que a BMW Motorrad Japan fez para o projecto Soul Fuel ? Gostavas de desenvolver algo parecido ?” Resposta óbvia de Winston que aceitou de imediato o desafio. Ao que parece foi precisamente Ola Stenegard que comentou com a BMW Motorrad Taiwan sobre convidarem Winston para o projecto R Nine T Soul Fuel.
No final de 2015 Winston recebeu uma unidade R Nine T da BMW e começou de imediato a trabalhar no projecto. Uma força de vontade extrema era essencial para o desenvolvimento do projecto. Ideias e conceitos pairavam em torno do pouco espaço de desenvolvimento que a R nine T parecia apresentar. Winston afirmava que há vezes que as ideias surgem e outras vezes que bloqueias e que nada sai.
“Depende muitas vezes da própria moto”, referiu, a sua experiência era sobretudo em torno de projectos que envolviam as grandes cruisers americanas de 2 cilindros em V. Nunca tinha trabalhado numa moto alemã e nunca tinha sobretudo desenvolvido um projecto numa moto com tanta electrónica.
A inspiração para a “Bavarian Fistfighter” acabou por surgir a partir da própia herança histórica da BMW. Quase todas as formas e linhas do novo projecto sairam da inspiração em antigas motos BMW. Winston inspirou-se nas formas das motos vintage da BMW e introduziu conceitos e processos inovadores.
O desenho do depósito e do frontal da Nine T de Winston foram totalmente inspirados nas motos antigas da BMW, assim como o design das jantes que provêm das antigas “airhead” Boxers.
Desde a concepção ao produto acabado passa-se por enormes dificuldades. A técnica utilizada por Winston no desenvolvimento do seu projecto foi desenhar previamente a sua Nine T em computador, utilizando Photoshop e programas de design 3D que permitiam assegurar a harmonia e as proporções do resultado final. Com tanta gente a produzir as peças necessárias para o projecto era importante que tudo estivesse bem definido desde o princípio.
Quando questionado sobre qual das peças no resultado final do seu projecto se destaca de imediato no seu pensamento Winston responde: São aquelas que apesar de inovadoras têm características de funcionalidade como se fossem fabricadas de origem para a própria moto.
Nenhuma função nem parte electrónica foi esquecida da moto original e Winston apenas escondeu inteligentemente os seus elementos. Na concepção dos seus projectos Winston tenda não dar demasiado enfase a nenhum dos seus componentes e antes procura uma harmonia e um equilibrio entre todos. Tudo deve contribuir para o todo, para o resultado final.
A parte que mais gosta na sua moto, diz Winston, é uma parte que não existe e que é a parte que muitas pessoas não gostam… Todos me perguntam porque é que a Nine T não tem secção traseira ? Winston refere que não precisa e que resulta melhor assim… não é pelo facto de as pessoas não estarem habituadas que fica mal. Para Winston pura e simplesmente não é necessária.
A marca Rough Crafts de Winston Yeh tem vindo a crescer de popularidade e reconhecimento. Winston nunca contou quantos projectos desenvolveu desde 2009, talvez 20 ou 25, afirma, e 80% dos mesmos foram com grandes motores V-Twin americanos. A Nine T “ Bavarian Fistfighter” foi o primeiro com uma BMW.
A “Bavarian Fistfighter” faz capa no Calendário de 2017 da Bike Exif