As Kawasaki Zcup nas 3 Horas de Resistência no Estoril
Com organização a cargo do Motor Clube do Estoril e apoio da Motoval a prova teve 3 horas de duração e contou com a presença de 14 formações, marcando o arranque da época nos circuitos de asfalto.
Existindo uma Classe naked fez com que a organização do Troféu Zcup.PT, que conta este ano com as novíssimas Kawasakis Z900, decidi-se desafiar alguns dos seus pilotos a estarem presentes e a testarem, antes do início do Campeonato Nacional de Velocidade, todo o potencial das suas novas Kawasakis Z900.
Alinharam 2 equipas, a primeira constituída pelos pilotos Miguel Franco de Sousa, Pavel Bogdanov e Pedro Flores, e uma segunda equipa constituída por Bernardo Villar e Rodrigo Amaral que alinharam com uma moto Z800 do Campeonato de 2016.
Pelos tempos da classificação dava para perceber o melhor desempenho da Z900 em relação à sua irmã 800, pois separavam-nas pouco mais de 2 segundos, com a primeira a rodar nos 1.59s e a segunda nos 2.02s, mas tudo estava em aberto pois numa corrida de 3 horas tudo pode acontecer.
A corrida iniciou-se ao mais puro estilo TT com os pilotos a correrem para as motos e após arranque fulgurante de Pedro Villar a Z900 de Miguel Franco de Sousa já levava alguns metros de vantagem no final da primeira volta.
A equipa da Z900 estava a participar com 2 motos, realidade permitida pelo regulamento, mas por esse facto obrigava uma paragem nas boxes para reabastecimento e mudança de piloto e moto de 2,30 mnts em vez de apenas 1 mnt.
Miguel Franco de Sousa estava a rodar já nos 1.58m e a manter um excelente ritmo de corrida. A primeira paragem correu normalmente e ao piloto Miguel Franco de Sousa sucedeu Pavel Bogdanov que durante praticamente todo o seu tempo de rodagem conseguiu manter a distância para a segunda Kawasaki Z800 agora pilotada por Duarte Amaral.
Já no final da sua manga e precisamente na última volta antes de entrar para as boxes, Bogdanov teve um momento de desconcentração e caiu a meio da variante. Teve ainda a presença de espírito de conseguir chegar às suas boxes com o transponder e poder ser substituído pelo terceiro piloto da sua equipa, Pedro Flores, para continuar a corrida mas já com cerca de 15 m de atraso em relação aos demais.
A corrida terminou num excelente ambiente, com a vitória de Mário Alves e Nelson Rosa na frente de Reigoto, Monteiro e Nogueira, ambos em Yamaha, tendo Tiago Magalhães ocupado a 3ª posição.
Destaque para a equipa de Bernardo Villar e Duarte Amaral que conseguiram um excelente 8º lugar com a sua Kawasaki Z800 na frente de motos de mais potência e teóricamente melhor desempenho.
Para mais informação sobre o Troféu Kawasaki ZCup.PT consultar http://zcup.pt/
Classificação final
1º Mário Alves / Nelson Rosa – Yamaha com 93 voltas
2º Rui Reigoto / Pedro Monteiro / Eusébio Nogueira – Yamaha a 38.391s
3º Tiago Magalhães / Filipe Lourenço / Miguel Bilhota – Aprilia a 1 volta
4º Ricardo Lopes / Stephen Carmichael – Kawasaki a 3 voltas
5º António Moreira / Paulo Vicente / José Teixeira – Aprilia a 4 voltas
6º Rodrigo Amaral / Luis Branquinho / Pedro Carmo – BMW a 6 voltas
7º José Sanchez / José Pacheco / Raul Mendo – Kawasaki a 7 voltas
8º Duarte Amaral / Bernardo Villar – Kawasaki a 8 voltas
9º Ivo Lopes / Fernando Merchan / Oscar Fernandez – Yamaha a 8 voltas
10º Tiago Pires / Pedro Dias / Hugo Lopes – Suzuki a 8 voltas
11º Alexandre Rosado / Rui Marto / João Silva – BMW a 9 voltas
12º Miguel Sousa / Pavel Bogdanov / Pedro Flores – Kawasaki a 12 voltas
Parabéns à http://zcup.pt/ continua a demonstrar ser uma das copas mais válidas em Portugal.