GP Qatar MotoGP: Loris Capirossi não garante realização das corridas hoje
Depois de ter estado envolvido na decisão do cancelamento das sessões de qualificação do Grande Prémio do Qatar, enquanto delegado da Dorna na Direcção de Corrida e Comissão de Segurança, Loris Capirossi esteve ontem na sala de imprensa do circuito de Losail para explicar o que esteve na base de tal decisão.
“Nunca tinha visto uma chuvada deste género. Em 2009 quando a corrida de MotoGP foi adiada choveu apenas durante uma hora e meia. No entanto o problema é mais grave do que o esperado porque o asfalto da pista não faz a drenagem da água. Os responsáveis do circuito já tomaram conhecimento desta situação e vão resolver este problema tendo em vista o próximo ano. Estamos a falar de um asfalto que é de 2004 pelo que já falámos com os responsáveis da pista para ser que seja colocado um novo asfalto apesar de nada estar ainda programado”, referiu o antigo piloto.
Caso a chuva regresse em força ao traçado de Losail, Capirossi não esconde que as corridas das três categorias em competição (MotoGP, Moto2 e Moto3) terão de ser adiadas para segunda feira, uma opinião que é também defendida pelo presidente da Federação Internacional de Motociclismo, Vito Ippolito. “Não podemos controlar a meteorologia pelo que se amanhã (hoje) voltar a chover com a mesma intensidade não teremos outra solução que não seja adiar as corridas para segunda-feira. Não se pode competir com tanta água na pista seja de dia ou de noite. Contudo temos sempre de dar aos pilotos a oportunidade de rodarem com a pistas nessas condições e consequentemente tomarem uma decisão final”.