Dakar – Mário Patrão: “Não posso fazer previsões sobre a posição em que ficarei”

Por a 13 Dezembro 2016 10:04

Entrevista realizada por Pedro Barreiros (Adois Comunicação)

Mário Patrão é um dos bons valores do todo-o-terreno nacional. Vencedor da categoria Maratona em 2016, o piloto de Seia quer novamente alcançar o melhor resultado possível não obstante ter perdido grande parte da época devido à fratura de uma perna

Mário estamos a menos de um mês do início do Dakar qual é o estado de espírito?

Estou um pouco ansioso para que as coisas comecem, pois estive parado durante algum tempo. Não vou estar a 100%, mas vou tentar fazer o melhor resultado possível. O Dakar é sempre uma incógnita e onde tudo pode acontecer. Sei o que posso fazer e o que me espera. Vou tentar todos os dias fazer o meu melhor.

Não vais na tua melhor condição física devido ao que aconteceu no Rali TT Reguengos de Monsaraz, mas em contrapartida vais com as melhores condições que já tiveste para participar no Dakar.

Gostava de estar com as duas opções no máximo. Em termos de condições estas são sem dúvidas as melhores condições desde que participo no Dakar. Estarei presente com uma equipa, KTM Portugal/Jetmar, e mecânicos portugueses, que me têm ajudado. No entanto o Dakar é uma corrida muito longa e não é só importante ir com uma boa equipa. Todos teremos de trabalhar muito durante a prova uma vez que uma pequena falha deita tudo a perder. A KTM Portugal/Jetmar fez uma grande investimento, mas é preciso não baixar os braços até ao final da prova de modo a obter o melhor resultado possível.

Mário Patrão

As condições que com vais participar no Dakar este ano são o resultado das prestações dos anos anteriores, em particular de 2016, onde venceste a categoria Maratona. Podes ambicionar obviamente um bom resultado este ano e vais trabalhar para isso.

Estou a trabalhar o máximo que posso apesar de ter algumas limitações. O ano passado alcancei um resultado muito bom e que superou as minhas expectativas. Este ano vamos ver o que acontece. O Dakar é uma corrida imprevisível pelo que não posso estar a fazer contas que vou ficar na posição X ou Y. A ideia é lutar todos os dias pelo melhor resultado. No final fazemos as contas.

Seguramente que já viste o percurso da prova. Onde é que são as tuas preocupações naqueles 15 dias de competição?

Será certamente um Dakar muito duro. Devido à altitude iremos ter quatro ou cinco dias a rodar acima dos três mil metros. Sei que esta situação será um problema para todos os pilotos. Vamos tentar sofrer o menos possível. À excepção de um ano onde tive de receber oxigénio nunca tive grandes problemas com a altitude. Agora sem dúvida que a altitude aliada aos quilómetros, cansaço e às poucas horas de sono poderá vir a complicar. Veremos se conseguimos aguentar este esforço.

Mario Patrao

Em 2016 competiste com uma moto de produção. Este ano estás inscrito na classe Super Produção. Que mudança é esta?

Basicamente a moto é muito idêntica. A única diferença que existe é ao nível das suspensões, que são mais fortes. O ano passado a minha moto era bastante macia e confortável para aguentar a prova toda. Já a moto para este Dakar é mais rígida, o que significa que é mais forte para atacar os buracos. Existe um maior nível de desgaste físico, mas transmite mais segurança para atacar. Penso que a nível de moto não teremos grandes problemas e temos já o exemplo do que aconteceu em 2016.

Eras um piloto de transição. À tua frente tinhas os veteranos depois surgias tu. Para este Dakar vais com uma série de pilotos portugueses estreantes. Qual é a tua sensação ao veres Portugal a participar com 10 pilotos no Dakar e todos com relativas ambições.

Acho que no nosso país temos muitos bons pilotos. Podemos não ter as mesmas condições que os nossos vizinhos espanhóis ou franceses, mas possuímos bons valores. Este ano vamos com 10 pilotos e com todos eles a terem hipóteses de alcançar bons resultados. Mas como é disse anteriormente para todos o Dakar são 13 dias de competição muito difíceis e longos. É preciso muita calma para alcançar o objetivo inicial, que é chegar ao fim.

author avatar
Alexandre Melo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x