Danny Kent, o campeão de Chippenham

Por a 3 Fevereiro 2016 12:12

 

Ao conquistar o título de Moto3, Danny Kent tornou-se no primeiro britânico a sagrar-se campeão no Mundial de Motociclismo desde 1977, altura em que o mítico Barry Sheene conquistou o seu segundo cetro mundial consecutivo em 500cc. No entanto esta conquista por parte de Kent foi apenas o culminar de um longo percurso de um jovem que nasceu em Chippenham no dia 25 de novembro de 1993 a pouco mais de 154 quilómetros de Londres.

Tal como muitos jovens pilotos britânicos, Danny Kent começou o seu percurso nas mini-motos antes de ingressar no campeonato Aprilia Superteen, competição essa por onde já passaram nomes como Casey Stoner, Cal Crutchlow ou Bradley Smith.

Kent 2

Depois de alcançado o sucesso em ´casa´, Kent foi selecionado para a Red Bull MotoGP Academy. Em 2008 e com apenas 15 anos, o jovem britânico rumou a Espanha para competir no campeonato espanhol 125 GP, tendo terminado a competição no nono posto.

Quando a Academia da Red Bull fechou, Kent passou para a Red Bull Rookies Cup onde venceu uma corrida logo no seu ano de estreia, em 2009. No ano seguinte, o piloto de Chippenham garantiu o triunfo na primeira e última prova da época e concluiu o campeonato na segunda posição a apenas seis pontos do vencedor, Jacob Gagne.

Kent 1

As exibições do jovem talento de Chippenham não passaram despercebidas no paddock do Mundial de Motociclismo, pelo que no ano seguinte Danny Kent estreou-se aos 16 anos na categoria de 125cc e logo no ´seu´ Grande Prémio da Grâ-Bretanha, que teve lugar no circuito de Silverstone. Kent surgiu como piloto wild card aos comandos de uma Honda RS15R inscrita pela Aztec Grand Prix. A estreia não correu da melhor forma, pois o piloto britânico foi forçado a abandonar a prova.

No entanto, o piloto de Chippenham ainda viria a competir em cinco provas nesse mesmo ano, então substituindo Isaac Viñales ao serviço da Lambretta Reparto Corse. O melhor resultado foi um modesto 21º lugar no Grande Prémio da Austrália que teve lugar no sempre difícil traçado de Phillip Island.

Kent 6

Em 2011, Kent disputou pela primeira vez o Mundial de 125cc a tempo inteiro ao serviço da Red Bull Ajo Motorsport. O piloto britânico terminou o campeonato na 11ª posição, tendo como melhor desempenho um quarto lugar no Grande Prémio de Espanha, em Jerez

No ano seguinte, as regras da categoria mudaram e surgiu a nova classe de Moto3. Kent continuou com a equipa de Aki Ajo e adaptou-se bem às mudanças na moto, alcançando o primeiro pódio da sua carreira na Catedral do Motociclismo, em Assen. No entanto o melhor ainda estava para vir e no Grande Prémio do Japão, em Motegi, Danny Kent alcançou o seu primeiro triunfo no Mundial de Velocidade, algo que veio a repetir na última prova da época, em Valência.

As boas prestações levaram o jovem britânico a rumar ao Moto2 no ano seguinte. A adaptação a uma nova categoria foi mais difícil do que o esperado e Kent acabou por terminar a temporada mais cedo ao fraturar a clavícula no warm-up do Grande Prémio do Japão, onde um ano antes tinha saboreado pela primeira vez o champanhe da vitória.

Kent 2


“De Chippenham para a conquista do título de campeão do Mundo”

 

As dificuldades sentidas ao longo do ano fizeram com que Danny Kent regressase ao Moto3 em 2014 e novamente ao serviço da formação de Aki Ajo, onde até ao momento tinha vivido os seus melhores dias no Mundial de Motociclismo. Durante a época o piloto de Chippenham subiu por duas ocasiões ao pódio e conquistou uma pole position.

Kent 4

Em 2015 Kent deixou a Red Bull Ajo e decidiu abraçar o novo projeto da Leopard Racing, naquela que foi uma escolha que se revelou certeira.

Kent 7

O jovem britânico obteve três triunfos nas primeiras quatro corridas da época, o que abriu desde muito cedo caminho para a conquista do seu primeiro título mundial, que apenas veio a garantir na última prova do ano, em Valência

Kent 5

 

author avatar
Virgílio Machado
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x