GP da Catalunha alvo de alterações
O fatal acidente de Luis Salom durante a segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio da Catalunha já começou a fazer as suas consequências. Após a notícia da morte do piloto espanhol, a Comissão de Segurança esteve reunida com alguns pilotos de MotoGP e daí saiu a deliberação que para o resto do fim de semana será utilizado o circuito que tem como configuração o usado no Grande Prémio de Fórmula 1. Com esta alteração a fatídica Curva 12 deixa de ser realizada dentro destes moldes, entrando os pilotos num novo ‘sector’, que tem uma chicane antes da entrada para a curva que dá acesso à reta da meta.
Devido a esta alteração a extensão das sessões de treinos livres restantes será aumentada de modo a possibilitar a adaptação dos pilotos a esta nova configuração do Circuito de Barcelona-Catalunha. Recorde-se que este desenho do traçado catalão já foi usado há dois anos durante os testes oficiais, mas nunca em prova.
Esta alteração surgiu depois da reunião com vários pilotos: Marc Marquez, Andrea Iannone, Pol Espargaró, Jack Miller, Bradley Smith, Álvaro Bautista, Aleix Espargaró, Andrea Dovizioso, Tito Rabat e Cal Crutchlow, tendo a própria família de Luis Salom manifestado o seu acordo com a alteração efectuada e com a continuidade do Grande Prémio.