Yamaha R3 World Cup: Marc Vich vence corrida interrompida pela chuva
O candidato ao título Marc Vich conquistou uma vitória vital na Corrida 1 da Taça do Mundo FIM Yamaha R3 bLU cRU, apesar da bandeira vermelha e do recomeço devido às condições climatéricas. O espanhol foi acompanhado no pódio pelo polaco Dawid Nowak e pelo italiano Alessandro Di Persio.
O piloto de Maiorca arrancou bem da sua segunda posição na grelha de partida, assumindo a liderança da corrida de 10 voltas e tentando ganhar terreno aos seus rivais. À medida que o pelotão se aproximava, a chuva começou a cair em vários sectores da pista de quatro quilómetros e foi tomada a decisão de lançar a bandeira vermelha após apenas três voltas. Nesta altura, Vich liderava, seguido por Eduardo Burr, Di Persio e Nowak – os quatro pilotos estavam separados por apenas oito décimos de segundo.
Após a troca dos pneus slick para os full wets, era altura de uma corrida de cinco voltas mais curta. Vich mais uma vez disparou para a frente do pelotão, mas com uma pista irregular não foi tarefa fácil aguentar os seus colegas concorrentes. Di Persio e Nowak foram rápidos a rodeá-lo, mantendo-se próximos em todas as curvas e contracurvas da complicada pista britânica. Entretanto, Burr e o líder do campeonato, Gonzalo Sanchez, também lutaram para se manterem na luta. Como tem sido o caso na maioria das corridas da Taça do Mundo de R3 esta época, o pódio foi decidido nas últimas curvas, a experiência de Vich e Nowak contra a ambição do estreante Di Persio. Por incrível que pareça, o trio cruzou a linha de meta com uma diferença de apenas +0,164. Burr e Sanchez completaram o Top 5.
“A corrida foi difícil porque tivemos uma bandeira vermelha devido à chuva e todos mudámos para pneus de chuva, mas depois a pista começou a secar muito rapidamente, pelo que a aderência foi complicada. Finalmente, consegui gerir tudo bem, continuei a lutar pela vitória e sinto-me muito feliz. Amanhã gostaria de recuperar o atraso, mas nesta categoria é muito difícil! Espero que esteja seco e vou tentar obter outro resultado de topo.” Comentou Marc Vich, a jovem promessa espanhola.