WWCR 2024: 24 concorrentes prontas a lutar pela glória
Um novo campeonato do mundo exclusivo para senhoras está a aproximar-se rapidamente, e agora é altura de saber mais sobre as pilotos que querem fazer história este ano no WorldWCR 2024.
O Campeonato do Mundo Feminino de Circuitos (WWCR) vai começar no fim de semana de 14-16 de junho em Misano, mas, antes desse momento histórico, é altura de conhecer as concorrentes que vão competir na época inaugural. 24 senhoras vão disputar a primeira temporada do novo mundial, todas aos comandos de motos Yamaha YZF-R7.
Algumas já têm nome feito em corridas de motociclismo, outras são ilustres desconhecidas, mas todas vão querer fazer história e brilhar na nova competição da FIM.
A lista de inscritos é encabeçada por um nome bem conhecido, a Campeã do WorldSSP300 de 2018, Ana Carrasco (Evan Bros Racing Yamaha Team) que aos 26 anos vem de dois anos difíceis no campeonato do mundo de Moto3 para o WorldWCR deste ano, depois de superar uma sucessão de lesões com muita bravura.
Beatriz Neila (Pata Prometeon Yamaha) de 21 anos é outro nome sonante: correu no WorldSSP300 anteriormente, mas fez enorme sucesso no Campeonato Europeu Feminino, vencendo-o quatro vezes consecutivas a partir de 2020. Neila teve como maior adversária Sara Sanchez (511 Terra & Vita Racing Team) que foi vice-campeã. Sanchez competiu numa corrida em 2023 e venceu-a, e também competiu no CIV Supersport 300 (campeonato italiano), terminando em oitavo lugar.
Astrid Madrigal (ITALIKA Racing FIMLA) fez a sua estreia no WorldSSP300 no ano passado, enquanto venceu o Campeonato Latino-Americano de 500cc e em 2021 a Italika Women’s Cup Mexico. Isis Carreño (AD78 FIM Latinoamerica by Team GP3) também se estreou na WorldSSP300 recentemente e esteve no pódio no Campeonato Europeu Feminino.
Roberta Ponziani (Yamaha Motoxracing WCR Team) é outra piloto que tem tido sucesso na sua carreira, terminando em terceiro lugar no Campeonato Europeu Feminino durante quatro épocas consecutivas, mas vencendo o CIV Feminino em 2023 (campeonato italiano). Da mesma forma, Francisca Ruiz (PS Racing Team 46+1) venceu o Campeonato Espanhol Feminino com uma Yamaha R6 desde 2021, bem como a Taça R6 em Espanha em 2020. Esta temporada verá o regresso de lesão de Andrea Sibaja (Deza – Box 77 Racing Team), vice-campeã do Campeonato Espanhol de Supersport Feminino em 2022.
Emily Bondi (YART Zelos Black Knights Team) chega em 2024 com o Campeonato Francês Feminino de 600cc debaixo do braço, e terá o apoio de um vencedor de corridas de Moto2 e Campeão Mundial de Endurance em 2021: Xavier Simeon. Ran Yochay (511 Terra&Vita Racing Team), passou várias temporadas no Campeonato Europeu Feminino, melhorando de 13º na sua temporada de estreia em 2021 para sexto em 2023.
Jessica Howden (Team Trasimeno) tem um historial semelhante, com três pódios em duas épocas no Campeonato da Europa, enquanto Sarah Varon (ITALIKA Racing FIMLA) é uma das mais jovens da grelha e tem tido sucesso no México.
A sul-africana Nicole van Aswengen (Andalaft Racing) terminou em quarto lugar no Campeonato Sul-Africano de Superbike de 2022 e 2023.
Mallory Dobbs e Alyssia Whitmore vão correr pela Sekhmet Motorcycle Racing Team, depois de terem corrido nos EUA e no Reino Unido, respetivamente. Mia Rusthen (Rusthen Racing) vem de um Top 10 no Campeonato da Europa Feminino, tal como Lena Kemmer (Bertl K. Racing Team), que também venceu a Taça da Áustria de Juniores. Luna Hirano (Team Luna) passou várias épocas no seu país natal, o Japão, a correr com a Yamaha R6, enquanto Lucy Michel (TSL-Racing) tem corrido de forma intermitente no campeonato IDM Supersport 300.
A piloto checa Adela Ourednickova (DafitMotoracing) segue os passos de Michel no campeonato alemão. Iryna Nadieieva (MPS.RT) correu na Taça de Espanha de R6 no ano passado.
Ornella Ongaro (Team Flembbo PL Performances) participou na Taça Honda CBR500 em 2023 e obteve uma vitória. Foi também wildcard no GP de França de 2009 no Campeonato do Mundo de 125cc. A australiana Tayla Relph (TAYCO Motorsport) tem experiência na Supersport 300 Australia, enquanto Chun Mei Liu (WT Racing Team Taiwan) venceu dois campeonatos na sua terra natal, Taiwan, em 2021 e 2022.
24 pilotos de 18 nacionalidades diferentes
O WorldWCR vai arrancar com 24 pilotos de 18 nacionalidades diferentes. A Espanha é o país com mais pilotos, cinco, seguida da França e da África do Sul com dois. Os outros países com um representante são Taiwan, Colômbia, México, Noruega, Chile, Ucrânia, Israel, Austrália, EUA, Alemanha, República Checa, Grã-Bretanha, Áustria, Japão e Itália.
O Campeonato do Mundo Feminino de Circuitos foi lançado oficialmente pela Dorna e pela FIM no final da temporada 2023 do WorldSBK em Jerez no final do ano passado, como uma sére monomarca disputada com motos Yamaha R7 Supersport. A competição integra o programa de seis jornadas do Mundial de Superbike, com duas corridas por fim de semana, passando por Portimão de 9 a 11 de agosto.
Calendário do WWCR 2024
14-16 de junho – Circuito Mundial de Misano, Itália
12-14 de julho – Donington Park, Reino Unido
09-11 de agosto – Autódromo Algarve, Portugal
23-25 de agosto – Balaton Ring, Hungria
20-22 de setembro – Circuito de Cremona, Itália
18 a 20 de outubro – Circuito de Jerez, Espanha