WSSP, Portimão, Superpole: Bulega conquista a nona pole da temporada
Os dois candidatos ao título estarão lado a lado nas duas corridas do WorldSSP neste fim de semana, com o favorito Nicolo Bulega a conquistar outra pole-position para a Ducati.
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) conseguiu nove poles na campanha do Campeonato do Mundo 2023 ao derrotar o rival pelo título Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) pelo primeiro lugar no Autódromo Internacional do Algarve. O #11 também quebrou o recorde de todos os tempos na ‘montanha-russa’ em 0,296s a caminho da pole, enquanto tenta conquistar o título do Campeonato na ronda lusa – penultima do campeonato antes de Jerez de La Frontera.
Bulega foi o piloto mais rápido na primeira parte da Superpole depois de marcar 1m43,132s e passar a liderar o pelotão com quatro décimos de vantagem sobre Jorge Navarro (Ten Kate Racing Yamaha), cuja impressionante ronda portuguesa continuou na manhã de sábado. Na primeira volta da segunda volta, o #11 encontrou mais quatro décimos para quebrar o recorde da volta com 1m42,769s, pouco antes das bandeiras vermelhas serem mostradas, faltando pouco mais de três minutos para o final da sessão, quando Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE Racing Honda Team) caiu na Curva 13.
Com o tempo restante, os pilotos conseguiram fazer outra volta rápida quando a sessão recomeçou, embora ninguém tenha conseguido desafiar o tempo de Bulega. Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) conseguiu passar de quinto para segundo e diminuir a diferença para Bulega para cerca de meio segundo. A pole do italiano significa que ele está com nove no ano, apenas uma atrás do melhor total de 10 da categoria, detido por Cal Crutchlow e Sebastien Charpentier, a uma etapa do final desta temporada.
A primeira fila para a corrida do WSSP é totalmente italiana pela sexta vez nesta temporada, com Bulega e Manzi acompanhados por Yari Montella (Barni Spark Racing Team) com 0,735s separando os três primeiros. Os pilotos italianos estão a caminho de conquistar a pole position em todas as etapas deste ano, depois de terem conquistado as 11 primeiras da temporada.
Navarro terminou em quarto, para o seu melhor resultado na Superpole, e perdeu a primeira linha da grelha por pequenas margens, com Valentin Debise (Yamaha GMT94) logo atrás. Montella, Navarro e Debise estavam separados por apenas 0,053s no final da sessão de 20 minutos. O estreante Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) tentou ultrapassar o australiano à sua frente, mas ficou a menos de um décimo, enquanto Glenn van Straalen (EAB Racing Team) foi o oitavo. A estrela turca Can Oncu continua a melhorar a sua forma física após uma lesão no braço e conseguiu o seu primeiro lugar entre os dez primeiros desde o seu regresso em Magny-Cours. Federico Caricasulo (Althea Racing Team) completou os dez primeiros e rodou pouco mais de um segundo mais lento que Bulega.
A corrida do WSSP tem início às 15h15 depois da Corrida 1 do WSBK.
Top 6
1. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) 1m42,769s
2. Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) +0,523s
3. Yari Montella (Barni Spark Racing Team) +0,735s
4. Jorge Navarro (Ten Kate Racing Yamaha) +0,772s
5. Valentin Debise (Yamaha GMT94) +0,784s
6. Tom Edwards (equipe Yart-Yamaha WorldSSP) +0,880s