WSSP Portimão, Corrida 1: Stefano Manzi conquista primeira vitória para a Triumph
A primeira corrida do Mundial de Supersport 2022 em Portimão foi emocionante até à última volta. Stefano Manzi conquistou a vitória de estreia da Triumph; a Yamaha garantiu o Campeonato de Construtores de 2022.
O piloto italiano da Dynavolt Triumph, partiu de quarto na grelha para conquistar a sua primeira vitória e dar à marca britânica o seu primeiro triunfo por uma diferença de 0,011s para o segundo classificado, Lorenzo Baldassarri (Evan Bros. Yamaha). Federico Caricasulo com a Panigale V2 da Althea ficou na posição seguinte, desalojando do pódio o campeão do mundo Domi Aegerter.
A distância da corrida Supersport foi reduzida das 18 voltas originais para 12 voltas, e além disso atrasada em mais de uma hora até que o helicóptero de resgate que levou o piloto de 300cc Victor Steeman ao hospital estivesse de volta à pista, pronto para ação.
Dominique Aegerter largou da primeira fila à frente de Federico Caricasulo (Ducati) e de Jules Cluzel (Yamaha). Um total de sete pilotos lutaram pela vitória numa corrida emocionante, vendo-se na reta maior do AIA pilotos na aspiração de outros como normalmente só vemos nas SSP 300, com constantes mudanças de líder.
Manzi que largou do quarto lugar para chegar ao topo do pelotão, jogou à defesa na última volta, o que permitiu a Lorenzo Baldassarri diminuir a diferença para o piloto da Triumph, correndo depois um sprint até à linha de chegada, com Manzi a cruzar a linha de meta com pouco mais de meia roda de diferença sobre o seu compatriota da Yamaha. O pódio cem por cento italiano, completou-se com Federico Caricasulo que conquistou o seu primeiro pódio da temporada 2022 e o 23º da sua carreira.
A vitória de Manzi significou que a Triumph se tornou o sétimo fabricante diferente a vencer na história do WorldSSP, enquanto o italiano se tornou no 57º a vencer no WorldSSP diferente. Baldassarri conquistou o seu 14º pódio no WorldSSP com o segundo lugar e diminuiu a diferença para Dominique Aegerter (Ten Kate Racing Yamaha) que terminou em quarto. O segundo lugar de Baldassarri significou que a Yamaha conquistou o Campeonato de Construtores em 2022.
O campeão Aegerter perdeu o pódio por apenas 0,181s, terminando à frente de Niki Tuuli (MV Agusta Reparto Corse) em quinto. Isto significa que todas as três novas motos introduzidas em 2022 terminaram entre os cinco primeiros na Corrida 1. É a nova geração a mexer!