O piloto turco bateu Caricasulo por apenas 0,02 segundos na sessão da manhã. O candidato ao título Adrian Huertas terminou distante dos primeiros, num modesto P13.
O Campeonato do Mundo de Supersport da FIM chegou ao Circuito de Jerez – Angel Nieto na manhã de sexta-feira, sob condições secas e soalheiras, e foi o piloto #61 Can Oncu (Kawasaki Puccetti Racing) que conquistou a primeira posição, à frente de Federico Caricasulo (Motozoo ME AIR Racing) e do candidato ao título Stefano Manzi (Pata Yamaha Ten Kate Racing) em terceiro.
Oncu assinou a volta mais rápida da sessão com 1m42,469s, seguido de perto pelo italiano #64, enquanto o melhor esforço de Manzi na pista espanhola ficou a dois segundos dos líderes. O holandês Bo Bendsneyder (MV Agusta Reparto Corse) ficou com a quarta posição na sessão de Treinos Livres, enquanto Lucas Mahias (GMT94 Yamaha) #23 e Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) ficaram em quinto e sexto na geral.
Com uma prestação impressionante da sua Triumph, John McPhee (Triumph Street Triple RS 765) registou a sétima volta mais rápida, à frente de Thomas Booth-Amos (PTR Triumph), em oitavo.
Jorge Navarro (Orelac Racing VerdNatura) e o colega de equipa de McPhee, Lorenzo Baldassarri (WRP by SKM-Triumph) completaram a lista dos 10 primeiros. O líder do campeonato, Adrian Huertas (Aruba.it Racing WorldSSP Team), está ansioso por melhorar o seu desempenho na sessão da tarde da Tissot Superpole, já que terminou no décimo terceiro lugar.