Adrian Huertas garantiu o campeonato em Jerez, enquanto Stefano Manzi venceu com Montella em segundo.
O Campeonato do Mundo de Supersport voltou à ação na tarde de sábado no Circuito de Jerez – Angel Nieto, para a primeira corrida WorldSSP do fim de semana. Os espectadores espanhóis testemunharam um herói local a cavalgar para a glória quando Adrian Huertas (Aruba.it Racing WorldSSP Team) selou o título, reivindicando a coroa de 2024 no seu país natal.
Stefano Manzi (Pata Yamaha Ten Kate Racing) estava ansioso para levar a decisão do Campeonato para domingo, e apesar de uma corrida excelente onde dominou na primeira posição durante toda corrida, não conseguiu segurar o consistente Huertas. O piloto italiano foi forte desde o início, enquanto liderava Yari Montella (Barni Spark Racing Team) e Thomas Booth-Amos (PTR Triumph) da Triumph na primeira volta.
Perseguindo uma chegada no pódio, estava Jorge Navarro (Orelac Racing VerdNatura) da Ducati, que estava à frente do líder do campeonato #99 em quinto, com 14 voltas restantes. No entanto a sua corrida foi interrompida, no entanto, quando foi tirado da disputa na curva 13 por um imprudente Can Oncu (Kawasaki Puccetti Racing) que acabou por receber uma dupla penalidade de volta longa pelo acidente. Huertas subiu para o quarto lugar como resultado, seguido de perto pelo alemão Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse).
À medida que as voltas passavam, o campeão do WorldSSP300 de 2020 encontrou algum ritmo de corrida no final, passando para o terceiro lugar e tentando perseguir Montella. À medida que a corrida progredia, Huertas optou por ficar atrás de Montella e até caiu alguns segundos para trás ao levar para casa o seu pódio para levar a coroa de 2024 e tornar-se o primeiro piloto a vencer os títulos de WorldSSP e WorldSSP300. O britânico Booth-Amos não conseguiu manter o seu ritmo inicial, saindo da disputa pelo pódio.
Marcel Schroetter liderou Lucas Mahias (GMT94 Yamaha) na linha de chegada para terminar em quarto e quinto, enquanto Booth-Amos e o holandês Bo Bendsneyder (MV Agusta F3 800 RR MV Agusta Reparto Corse) conquistaram o sexto e o sétimo lugares. Um fim de semana positivo até agora para John McPhee (WRP by SKM-Triumph) viu o piloto escocês passar a bandeira quadriculada em oitavo, à frente de Niccolo Antonelli (Ecosantagata Althea Racing Team) e de Lorenzo Baldassarri (WRP by SKM-Triumph) que completaram o top ten da Corrida 1.