WSSP, França, FP2: Debise ainda na frente sob a pressão de Bulega
O calor em Magny-Cours também causou inúmeras quedas no segundo treino do Mundial de Supersport. Embora o tempo mais rápido de Valentin Debise (Yamaha) no FP1 tenha permanecido até ao final no topo dos tempos, Nicoló Bulega (Ducati) terminou o dia a somente 31 milésimos do francês.
O segundo treino da categoria Supersport começou de forma semelhante ao Mundial de Superbike. Depois da queda de Maiki Abe (Yamaha), a sessão teve de ser interrompida após apenas sete minutos para limpar a pista. O filho do falecido Norick Abe saiu ileso do acidente.
O melhor tempo no FP2 neste momento foi estabelecido por Valentin Debise (Yamaha), que estabeleceu o melhor tempo na manhã mais fria com 1:41.083 minutos. A alta temperatura do asfalto, de mais de 50 graus, dificultou aos pilotos a melhoria dos tempos do TL1. O recorde de volta de Luca Bernardi (Yamaha) de 1m40s547 em 2021 era inatingível.
Enquanto Glenn van Straalen afundou habilmente a sua Yamaha na gravilha aos 15 minutos e depois escorregou novamente ao regressar às pistas, o piloto da Ducati Nicolò Bulega liderou a tabela de tempos com 1:41.589 minutos. Entretanto, Marcel Schrötter com a sua MV Agusta na 15ª posição e 1,3 segundos atrás continuou a ter dificuldades no percurso, que era novo para ele. Por outro lado, as coisas melhoraram para Stefano Manzi (Ten Kate Yamaha), que surpreendentemente assumiu a liderança no segundo treino aos 20 minutos com uma volta de 1:41.568 minutos.
Entretanto, Adrian Huertas deslizou espetacularmente pelo asfalto na sua Kawasaki a 22 minutos do fim, com faíscas provocadas pelo contacto da moto com o solo. O espanhol permaneceu ileso e pôde continuar o treino. Entretanto, Schrötter conseguiu a volta mais rápida pessoal em 1:42.288 minutos e ascendeu ao oitavo lugar.
Nos minutos seguintes, os pilotos da Ducati Raffaele De Rosa, que caiu nesta fase, e Bulega revezaram-se no topo da tabela de tempos. O líder do Campeonato do Mundo perdeu a volta mais rápida do Supersport até agora neste fim de semana por apenas 0,031 para Debise. Adrian Huertas terminou o dia em terceiro, à frente de Stefano Manzi, Yari Montella e Rafaele De Rosa.
TOP 6 – TL2 SUPERSPORT, MAGNY COURS
1. Valentin Debise (GMT94 Yamaha) 1’41.083s
2. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) +0.031s
3. Adrian Huertas (MTM Kawasaki) 0.053s
4. Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) +0.302s
5. Yari Montella (Barni Spark Racing Team) +0.382s
6. Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura) +0.416s