WSSP, Donington, FP1 e FP2: Manzi (Yamaha) fecha o dia na frente das Ducati
A primeira sessão de treinos do Mundial de Supersport 2023 em Donington Park serviu para definir os melhores tempos, com Stefano Manzi (Ten Kate Yamaha) a liderar. No FP2 todos foram claramente mais lentos devido à chuva intensa com Jorge Navarro (Yamaha) a estabelecer o melhor tempo.
O italiano Stefano Manzi (Ten Kate Yamaha) foi o mais rápido, batendo um trio da Ducati na primeira sessão de treinos livres do Campeonato do Mundo de Supersport em Donington Park. Nesse trio estavam Yari Montella, o líder destacado do campeonato Nicolo Bulega e Federico Caricasulo. A 9 minutos do final, o treino foi interrompido da aparatosa queda de Bahattin Sofuoglu na curva 10. A roda dianteira da MV Agusta do turco escorregou ao passar por cima do limitador na chicane, a F3 capotou no leito da gravilha e o jovem foi atingido no capacete pela roda traseira. Inicialmente ficou um pouco tonto e foi levado ao centro médico para um exame minucioso.
Quando o treino recomeçou, foram necessárias três voltas rápidas para vários pilotos alcançarem o que era então o tempo mais rápido de Manzi (1: 30,238 min). Alguns foram melhores no primeiro setor, mas depois ninguém bateu o tempo do iialiano.
Depois da queda no primeiro treino, Bahattin Sofuoglu (MV Agusta) foi considerado inapto para a sessão da tarde. O jovem de 19 anos foi atingido na cabeça pela sua moto e suspeita-se de concussão. Tal como no FP2 da categoria Superbike, as condições para o Campeonato do Mundo de Supersport eram pouco adequadas para um treino significativo. A pista estava húmida a molhada, mas não estava a chover com a mesma intensidade em todos os sectores.
No final, os pilotos foram ficando cada vez mais acostumados com as condições e a maioria dos pilotos aventuraram-se na pista. O piloto da Ten Kate, Jorge Navarro (Yamaha), estabeleceu o tempo mais rápido em 1: 43,646 minutos à frente do tailandês Anupab Sarmoon (Yamaha) e Raffaele De Rosa (Ducati). Por comparação, na primeira sessão de treinos, Manzi fez 1: 30,177 minutos.