WSSP, Donington: Bulega volta a vencer e distancia-se no campeonato
O piloto italiano rodou num ritmo recorde ao longo das 19 voltas de corrida, para vencer o rival Stefano Manzi e vencer na Corrida 1 do Reino Unido.
O líder do campeonato Nicolo Bulega largou da pole position e manteve a liderança desde o início, à frente de Yari Montella (Barni Spark Racing Ducati) e de Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha). Enquanto a dupla manteve a pressão nas primeiras fases da corrida, o piloto da Ducati conseguiu rodar em 1m29s para bater o recorde de volta mais rápida e abrir uma diferença de dois segundos para Manzi, segundo, após seis voltas. . O jovem italiano da Ten Kate passou para segundo depois de ultrapassar Montella na curva 11 na primeira volta.
Na volta 6, Manzi conseguiu reduzir a diferença ao rodar em 1m29s, enquanto Bulega abrandou a rodar na casa do 1m30s, mas pouco depois ambos rodavam a ritmo semelhante.
No entanto, no início do segundo tempo, Bulega conseguiu esticar-se novamente e conseguiu uma diferença de quase três segundos no final da volta 11. Essa diferença manteve-se nas voltas seguintes, o que permitiu a Bulega aumentar a sua vantagem no campeonato para cinco pontos sobre Manzi. Embora a diferença tenha diminuído nos instantes finais, Bulega segurou a vitória por 1,2s.
A batalha pelo terceiro lugar contou com outros dois pilotos italianos, com Montella e Federico Caricasulo (Althea Racing Team) a lutarem pelo pódio. Montella, que largou do meio da primeira fila, caiu dos três primeiros quando ‘Carica’ o ultrapassou na curva 11 da volta 6, antes que o ex-vencedor pudesse responder. A partir daí Montella conseguiu abrir uma vantagem de mais de dois segundos sobre seu rival para garantir o seu primeiro pódio do ano e o segundo no Mundial SSP.
A sétima vitória de Bulega coloca-o em igualdade com Andrew Pitt, Caricasulo e Randy Krummenacher no 11º lugar na lista de vencedores de todos os tempos, sendo também o seu 18º pódio, metade dos quais em 2023. Manzi está agora numa série de quatro pódios consecutivos e tem sete no total no World Supersport, enquanto Montella conquistou o seu segundo pódio.
O Mundial de Supersport prossegue amanhã no circuito de Donington Park com a segunda corrida a partir das 14h30 (hora de Portugal continental).