WSSP, Austrália, Corrida 1: Nicolò Bulega vence primeira corrida do ano
Nicolò Bulega alcançou a sua primeira vitória no campeonato do mundo de Supersport na primeira ronda do campeonato de 2023, na Austrália. Numa prova marcada por bandeiras vermelhas e chuva, o êxito de Bulega marcou o regresso às vitórias da Ducati nesta categoria, algo que não acontecia desde 2005.
A corrida foi recomeçada depois de uma bandeira vermelha na volta 4, depois de um acidente entre Yari Montella e Adrian Huertas na curva 7, com a nova corrida a ter apenas 12 voltas. Montella e Huertas foram ambos levados ao centro médico e declarados inaptos, com Montella com uma fratura na clavícula e Huertas com uma lesão lombar. Depois de mais um atraso na corrida devido às condições atmosféricas, a prova teve apenas mais dez voltas.
Glenn van Straalen começou na pole position depois de um acidente na volta de aquecimento para Can Oncu, mas rapidamente perdeu posições após começar com pneus slicks numa pista molhada. Aqueles que optaram por pneus intermédios ou de chuva foram ganhando vantagem e Bulega era um deles. Bulega conseguiu aguentar e assegurar a vitória depois de passar para a frente da corrida na primeira volta do recomeço, alcançando o seu primeiro triunfo em qualquer classe desde 2015.
Bulega venceu com menos de um segundo de vantagem para o rookie Nicholas Spinelli, segundo classificado. John McPhee, também estreante, terminou em terceiro, apesar de começar em 20.º na grelha original. Os três primeiros correram todos com pneus full wet.
Niki Tuuli começou no 12.º lugar, lutando até à quarta posição, a 11 segundos de Bulega, com Tarran Mackenzie a terminar em quinto na sua estreia. Stefano Manzi, polesitter na grelha original, terminou em sexto, à frente de Marcel Schrotter. Anupab Sarmoon fechou na oitava posição, com Jorge Navarro em nono e Federico Caricasulo em décimo. Também nos pontos terminaram Harry Truelove e Adam Norrodin, tal como Valentin Debise, van Straalen e Apiwath Wongthananon, embora estes três últimos já com uma volta de atraso para o líder.