WSSP, Assen, Corrida 2: Vitória caseira de Glenn van Straalen

Por a 22 Abril 2024 11:20

O piloto holandês da Ten Kate Yamaha venceu a sua primeira corrida em condições complicadas na Holanda, à frente de Huertas (Ducati) que é agora o novo líder do mundial.

Glenn van Straalen tornou-se o primeiro vencedor holandês em Assen em 10 anos e o quarto vencedor holandês no WorldSSP. O jovem piloto de 23 anos não é um iniciante no Mundial de Supersport, já disputou 83 corridas na categoria intermédia do mundial de motos de série e terminou em segundo no pódio na primeira corrida em Assen 2022. Mas só quatro anos depois de se iniciar é que o piloto alcançou com a Ten Kate Racing a sua primeira vitória – e esta não poderia ter sido melhor, com uma R6 pintada com o laranja tradicional dos Países Baixos. “Foi  fantástico conseguir esta vitória em Assen com as cores laranja”, disse van Straalen. “É uma sensação absolutamente fantástica. Ser capaz de fazer isso como holandês com uma equipa holandesa é incrível. Sou muito grato pelo apoio da equipa e de todos ao meu redor. Hoje o meu sonho tornou-se realidade.” Um dos primeiros a felicitar o jovem holandês foi o compatriota das Superbike Michael van der Mark (BMW), que venceu o Campeonato do Mundo de Supersport há dez anos com a equipa de Nieuwleusen.

A corrida

A chuva prevista para a tarde de domingo começou logo após o início da corrida, às 15h15. Chovia muito, mas todas as motos estavam na grelha de largada com slicks, o que fez com que a maioria dos pilotos mudasse para pneus de chuva nas três primeiras voltas. No holeshot Huertas largou na frente de Öncü e Manzi. Após as primeiras paragens, Lorenzo Baldassarri (Ducati) assumiu o primeiro lugar à frente do piloto Honda Kaito Toba e de Huertas. Mais tarde, Niki Tuuli (Ducati) e o herói local Glenn van Straalen (Yamaha) juntaram-se à luta pela vitória.

Depois de apenas sete voltas a chuva parou e o traçado começou a secar. Foi nessa altura que van Straalen explorou a vantagem de jogar em casa e impressionou com tempos de volta rápidos e seguros. Ultrapassando Baldassarri, Huertas e Tuuli, o jovem de 23 anos assumiu a liderança a quatro voltas do final e conquistou com confiança a sua primeira vitória em Supersport. Como Stefano Manzi terminou muito atrás, na 22ª posição, o segundo lugar de Huerta foi suficiente para assumir a liderança do campeonato. Depois de um longo período de seca, Niki Tuuli subiu ao pódio em terceiro lugar. O melhor piloto da MV Agusta na chegada foi Bahattin Sofuoglu na 5ª posição, que fez a volta mais rápida da corrida em 1:45.814 minutos. Kaito Toba fez uma corrida corajosa, alcançando o melhor resultado da temporada da Honda na sétima posição. Marcel Schrötter (MV Agusta) esperou uma volta a mais para mudar para pneus de chuva, terminando em nono. Duas horas depois da chegada, foi anunciada a desclassificação de Lorenzo Baldassarri. O piloto da Ducati era originalmente sexto e todos os pilotos atrás dele subiram uma posição na classificação. Can Oncu terminou com a Kawasaki ZX-6R em nono à frente do holandês Twan Smits (Yamaha), enquanto Jorge Navarro terminou em 11º como melhor piloto da Triumph.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x