WSSP, Assen, Corrida 1: Dominique Aegerter vence em orgia de acidentes
A primeira corrida do Campeonato do Mundo de Supersport 2022 em Assen foi ofuscada por inúmeras quedas. O suiço da Ten Kate Yamaha somou mais um triunfo…
Depois da sua excelente Superpole, Dominique Aegerter era o claro favorito para vencer a primeira corrida de Supersport em Assen. O suíço da equipa holandesa Ten Kate Yamaha já tinha deixado boas indicações nas sessões de treinos livres. Além de Aegerter, os promissores Can Öncü (Kawasaki) e Nicolo Bulega (Ducati), que veio da Moto2, largaram da primeira fila. A melhor Triumph foi Stefano Manzi na oitava posição, enquanto Niki Tuuli começou a corrida em 12º da grelha com a MV Agusta.
Nas primeiras voltas, o pelotão ficou próximo e até oito pilotos rodaram no mesmo segundo. Mas pouco a pouco as coisas foram clareando. Öncü, Baldassarri e Manzi caíram. Aegerter, Bulega e o herói local Glenn Van Straalen saíram na frente. O holandês fez uma corrida forte e liderava a meio da corrida. Enquanto isso, o representante da Ducati Bulega perdeu o contacto com os dois pilotos da Yamaha e ficou satisfeito com o terceiro lugar. Com um pouco de sorte, Aegerter decidiu lutar pela vitória – pois logo depois de assumir a liderança, a corrida foi interrompida após uma queda na retaguarda na volta 14 –e de acordo com o regulamento, a classificação final ficou ordenada como estava na altura. Com Aegerter a vencer, Van Straalen em segundo e Bulega em terceiro no pódio, o primeiro dia de corrida terminou em Assen.
CORRIDA 1 ASSEN
1. Dominique Aegerter (Tem Kate Racing Yamaha)
2. Glenn Van Straalen (EAB Racing Team) +0.081s
3. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) +1.796s
4. Jules Cluzel (GMT94 Yamaha) +5.725s
5. Federico Caricasulo (Althea Racing) +7.896s
6. Niki Tuuli (MV Agusta Reparto Corse) +8.067
Volta mais rápida – Dominique Aegerter, Yamaha: 1’37.926s