O piloto da Ducati triunfa sozinho na primeira corrida, ampliando a vantagem no campeonato. O ex-piloto de Moto2 Marcel Schroetter levou a MV Agusta F3 ao segundo lugar depois de bater o ídolo local Glenn Van Straalen.
No que respeita ao primeiro lugar não houve história na Corrida 1 de Supersport em Assen. Sobre a Panigale V2 da equipa Aruba.it Ducati, Nicolò Bulega dominou a corrida de longe, vencendo sozinho depois de largar da pole position e mantendo a liderança durante toda a corrida. Um resultado que permite ao piloto italiano ampliar a liderança no campeonato, considerando também as colocações de seus adversários diretos Manzi, Caricasulo e Oncu, do quinto ao sétimo lugar sob a bandeira quadriculada.
Atrás de Bulega decorreu uma divertida corrida repleta de ultrapassagens, na qual Marcel Schroetter saiu vitorioso da disputa válida pelo segundo lugar. O piloto alemão, ex-Moto2, conseguiu assim o seu primeiro pódio na Supersport aos comandos da MV Agusta F3, terminando à frente do ídolo da casa Glenn Van Straalen e do francês Valentin Debise.
A corrida de Manzi foi mais difícil do que o esperado, quinto na frente de Caricasulo e Oncu. Por outro lado, a corrida do regressado Yari Montella foi boa, oitavo com a Ducati Barni e próximo do pódio. Raffaele De Rosa e Jorge Navarro fecharam o top 10.