WSSP, Adrian Huertas (3º.): “Conseguir o pódio era importante”
Depois de uma primeira corrida atribulada, Adrian Huertas conquistou o seu primeiro pódio na segunda corrida do Campeonato do Mundo de Supersport 2024 em Phillip Island. O espanhol não quis desiludir a sua equipa Aruba.it Ducati.
Depois de Nicolò Bulega ter dado à Ducati o primeiro título mundial na categoria intermédia das motos de produção, com 16 vitórias e 21 pódios das 24 corridas, Adrian Huertas foi escolhido para o substituir na presente temporada.
Campeão do Mundo de WSSP300 em 2021, em dois anos no mundial de Supersport com a Kawasaki, Huertas, de 20 anos, ainda não tinha conseguido um lugar entre os três primeiros e não tinha terminado acima do 12º lugar no Campeonato do Mundo. Na abertura da época em Phillip Island, o espanhol queria provar à sua equipa Aruba.it que tinha contratado o homem certo para a rápida Panigale V2.
A pole position com tempo recorde foi um bom começo, mas a moto teve um problema na primeira corrida, uma ocorrência que tornou a segunda corrida (que começou com duas horas de atraso e durou apenas nove voltas) ainda mais importante.
“Um fim de semana difícil, apesar de termos estado muito fortes. Começar a segunda corrida na décima posição tornou a minha tarefa mais difícil. Tive de forçar no início e destruí os meus pneus no processo. Como resultado, já não consegui manter o ritmo na última volta. No geral, estou satisfeito com a nossa velocidade e também com a reação ao nosso problema no sábado; a minha equipa preparou a moto na perfeição. Isto foi apenas o início da época e juntos vamos mostrar progressos.”
Com os 16 pontos do terceiro lugar, Huertas é apenas o sétimo no campeonato do mundo e a diferença para o duplo vencedor Yari Montella (Ducati) já é enorme, com 34 pontos.
“É claro que esperava mais alguns pontos depois da pole position na sexta-feira. Mas isso não importa: mostrámos que somos competitivos. O pódio foi importante, mas mais para a minha equipa do que para mim. Queria que a equipa visse que podemos alcançar grandes feitos juntos, mesmo quando as coisas correm contra nós. Foi importante para a nossa relação e para o nosso futuro.” Disse Huertas.