O piloto turco da BMW conquistou a coroa de Campeão do Mundo na Corrida 1 de sábado depois de terminar em segundo atrás de Bulega, concluíndo a época com uma vitória na última corrida do ano.
Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW) garantiu o seu segundo título na Campeonato do Mundo de Superbike em Jerez, tornando-se apenas o terceiro piloto na história a vencer títulos com dois fabricantes diferentes. Apesar de Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) ter vencido a Corrida 1 e a Corrida Superpole, o segundo lugar de Toprak no sábado foi suficiente para conquistar o título.
O turco também terminou o ano com a sua 18ª vitória, enquanto Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha), Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) e Michael van der Mark (ROKiT BMW) conquistaram um lugar no pódio durante o fim de semana.
Toprak podia ter perdido até nove pontos para Bulega no sábado e continuar a ser campeão, e foi o que aconteceu. O italiano venceu a corrida, seguido pelo turco, pelo que a diferença foi reduzida de 46 para 41 pontos, com apenas 37 em jogo. Razgatlioglu celebrou assim o seu segundo título no WorldSBK e o primeiro da BMW,
Com o Campeonato decidido, a Tissot Superpole Race viu uma repetição do resultado de sábado. Bulega bateu Razgatlioglu por pouco mais de dois segundos. À tarde, no entanto, foi ‘El Turco’ que conquistou a vitória, a sua 18ª do ano, à frente do seu rival.