WSBK, Testes Portimão: Toprak Razagatlioglu fecha teste com novo recorde na ‘Montanha Russa’
O piloto turco da ROKiT BMW Motorrad aproveitou as excelentes condições de terça-feira para bater o recorde da pole por mais de 4 décimos de segundo, no segundo e último dia de testes de Superbike em Portimão.
O recorde da pole no Autódromo Internacional do Algarve era detido desde 2022 por Jonathan Rea, que na altura fez uma volta de 1:39.610 minutos com a Kawasaki ZX-10RR. No entanto, isso já faz parte do passado, porque hoje às 17 horas, a dois minutos do final do teste, Toprak Razgatlioglu baixou essa marca para 1:39.189 minutos. No entanto, como os recordes só podem ser estabelecidos nos finais de semana de corrida, os melhores tempos durante os testes não contam para as estatísticas oficiais.
Durante a tarde o estreante em Superbike Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati) e o estreante na BMW Toprak Razgatlioglu saltaram para o topo dos tempos. Primeiro o italiano conseguiu uma volta sensacional com 1:39.275 minutos às 12h13, e às 12h27 o turco aumentou o recorde para 1:39.225 minutos. A dois minutos do final da prova, às 17h, as condições não eram mais ideais, mas ainda assim o turco campeão mundial de 2021 baixou para surpreendentes 1:39.189 minutos, batendo assim o recorde de Rea por 0,421 segundos.
Filme do dia
Intenso, louco e sem descanso…foi assim o derradeiro dia de testes do campeonato do mundo Superbike em solo europeu. Antes da partida para a Austrália onde inicia a sua época 2024 no final do mês de Fevereiro Toprak Razgatlioglu tornou-se no piloto mais rápido de sempre aos comandos de uma SBK no Autódromo Internacional do Algarve.
Depois de no primeiro dia Nicolò Bulega ter sido o mais veloz aos comandos da Ducati Panigale V4R oficial, o segundo dia realizado no Autódromo Internacional do Algarve viu pela primeira Toprak Razgatlioglu ser o primeiro na folha de tempos aos comandos da BMW com que enfrenta um novo desafio na sua carreira desportiva.
Perto da hora de almoço ‘El Turco’ colocou na roda traseira da sua moto o pneu com composto SCX e no final de um curto ‘stint’ assinou uma volta com 1m39.255s, quatro décimas abaixo do recorde oficial do circuito mas ainda assim cerca de duas décimas do melhor registo assinado por Álvaro Bautista aquando dos testes aqui realizados no início da época 2023. O melhor no entanto estava ainda para vir e na sua derradeira saída o ex-campeão do mundo assegurou mesmo um novo recorde para o circuito (não oficial) ao conseguir uma volta em 1m39.189s, isto depois de ter feito uma saída longa durante a tarde com o composto SC0 que valeu uma série de voltas no segundo 40 e as iniciais sempre muito perto do segundo 39, mostrando a evolução da moto alemã e do melhorado braço-oscilante que parece ter ajudado a encontrar a tracção desejada por ambos os pilotos da equipa de Shaun Muir, como ficou igualmente claro com os tempos registados pelo seu colega de equipa, Michael van der Mark.
Mais rápido que todos os outros no primeiro dia Nicolò Bulega voltou a mostrar a sua velocidade e consistência para fechar os testes a apenas 86 milésimas de Toprak mesmo se os homens da Ducati continuem a afirmar que o piloto italiano está ainda a adaptar-se à sua nova moto depois de ter sido campeão do mundo Supersport em 2023. Atrás deste…e no que podemos considerar como um verdadeiro equilíbrio de forças para a nova época, Alex Lowes foi o melhor dos pilotos Kawasaki ao fechar o teste em terceiro depois de uma jornada onde efectuou muito trabalho sobre a electrónica e chassis bem como de novas soluções de suspensão que a Showa trouxe para o Algarve.
Com quatro marcas distintas nas quatro primeiras posições foi Remy Gardner o melhor da Yamaha ao ser o quarto a pouco menos de quatro décimas do líder, batendo Michael van der Mark e Andrea Locatelli. Entre os dez primeiros nota ainda para as duas BMW do Team Bonovo, pilotadas por Scott Redding e Gareth Gerloff que fecharam o lote dos dez mais velozes a menos de um segundo do veloz Toprak Razgatlioglu, confirmando que a BMW não faz distinção entre as duas equipas que tem na grelha de partida, tendo os seus quatro pilotos material idêntico para enfrentar a nova época.
O soar das cinco horas da tarde marcou o final da dupla ronda de testes, um dia onde os pilotos de MotoGP, mais uma vez liderado por Francesco Bagnaia, rodaram menos que no dia inaugural e que ficou marcado pelas quedas de Franco Morbidelli e Fabio Digianantonio, quedas essas que ditaram mesmo duas situações de bandeira vermelha, como sucedeu igualmente com Danilo Petrucci, o oitavo mais veloz no final da preparação para o seu segundo ano de mundial SBK. Nota ainda para a 15ª posição de Álvaro Bautista, a queixar-se de dificuldades de tracção na sua Ducati, ele que defende pelo segundo ano o título mundial na disciplina.
Segue-se agora a longa jornada para carga, tripulação e pilotos “Down Under” até Phillip Island, antes do Teste Oficial das SBK de 19 a 20 de fevereiro e da ronda de abertura da temporada de 23 a 25 de fevereiro na Austrália.
Tempos do Teste de Portimão – 2º Dia
1. Toprak Razgatlioglu (TUR), BMW, 1:39.189 minutos
2. Nicolo Bulega (ITA), Ducati, +0,086 seg
3. Alex Lowes (GBR), Kawasaki, +0,332
4. Remy Gardner (AUS), Yamaha, + 0,377
5. Michael van der Mark (HOL), BMW, +0,428
6. Andrea Locatelli (ITA), Yamaha, +0,469
7. Jonathan Rea (GBR), Yamaha, +0,496
8. Danilo Petrucci (ITA), Ducati, + 0,767
9. Scott Redding (GBR), BMW, +0,946
10. Garrett Gerloff (EUA), BMW, +0,947
MICHAEL VAN DER MARK
ANDREA LOCATELLI
JONATHAN REA
DANILO PETRUCCI
SCOTT REDDING