WSBK, Teste Portimão: Bulega lidera tabela de tempos
Depois do brilharete de Jerez, o atual Campeão do Mundo de Supersport está de novo a ser a revelação do Mundial de Superbike, liderando a tabela de tempos no circuito de Portimão na segunda-feira.
O estreante em Superbike Nicolò Bulega levou consigo para Portimão o seu desempenho impressionante do teste de Jerez e mais uma vez estabeleceu o tempo mais rápido.
“Foi um excelente primeiro dia de testes, embora os tempos de volta rápidos não tenham sido tão fáceis para mim, estou ainda mais satisfeito. Primeiro tive que mudar um pouco com a V4R porque as coisas são completamente diferentes com uma moto de supersport. As coisas foram cada vez melhores e o meu ritmo também foi bom.” Comentou no final do teste de ontem o italiano de 24 anos, depois de com uma volta de 1:39.912 minutos estabelecer a melhor volta, batendo o piloto turco Toprak Razgatlioglu (BMW) por 0,094 segundos e o norte-irlandês Jonathan Rea (Yamaha) por 0,148 segundos.
Toprak Razgatlioglu, que confirmou ter peças novas conta com um novo braço oscilante, especificações de motor atualizadas, pacotes aerodinâmicos revisados e eletrónica cada vez melhor na M1000RR. O #54 continuou a tentar encontrar uma solução para a aderência traseira e está 95% satisfeito com a travagem da moto. O companheiro de equipa Michael van der Mark teve um primeiro dia sólido no P7, com o objectivo do dia de refinar a moto base, bem como a testar diferentes braços oscilantes no final do 1º dia.
Na sua penúltima volta rápida, o hexacampeão mundial Jonathan Rea voou para o P3 para reduzir a diferença para Bulega para apenas 0,148s. À sua frente na pista, o companheiro de equipa Andrea Locatelli terminou em 5º. A missão de Rea de ficar mais confortável com a moto continuou, sendo esta a primeira pista em que testa a R1 além de Jerez. Quanto a ‘Loka’, confirmou antes dos testes que agora está a conversar em inglês com o chefe de equipa Tom O’Kane, em vez de italiano. Entre as duas Yamaha de fábrica, Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) foi quarto e mais uma vez fez um teste forte.
Sam Lowes (ELF Marc VDS) foi sexto no 1º dia. Com a ideia de se habituar a Portimão numa Superbike, o britânico também teve atualizações na posição dos bancos e no formato do depósito de combustível, puramente por questões de ergonomia. No segundo dia poderá ter novos garfos internos da Ohlins. Na Honda, um lado da garagem pode estar feliz com o trabalho realizado, já que Xavi Vierge (Team HRC) terminou em nono, enquanto a equipa continua a se acostumar com a nova CBR1000RR-R. Um lugar atrás dele e o último piloto a um segundo do tempo de Bulega, Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) usou um novo braço oscilante, enquanto a busca por mais aderência traseira e melhor aceleração continua, embora um problema técnico tenha retardado o seu progresso. Logo atrás dele, ficou o ex-campeão britânico Bradley Ray (Yamaha Motoxracing) que voltou à ação depois de perder Jerez, usando em Portimão uma Yamaha R1 de 2023.
Resultados do 1º dia – Testes SBK Portimão
1. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) 1m39,913s – 82 voltas
2. Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0,094s – 73 voltas
3. Jonathan Rea (Pata Yamaha Prometeon) +0,148s – 74 voltas
4. Remy Gardner (equipe GYTR GRT Yamaha WorldSBK) +0,355s – 89 voltas
5. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) +0,357s – 78 voltas
6. Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) +0,550s – 74 voltas
7. Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0,723 – 82 voltas
8. Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0,760 – 86 voltas
9. Xavi Vierge (Team HRC) +0,816s – 89 voltas
10. Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0,866s – 65 voltas