WSBK, Donington – Superpole: Toprak na primeira linha com Bulega e Redding
Toprak Razgatlioglu (BMW) bateu o recorde do circuito de Donington Park a caminho da pole position para a ronda britânica do WorldSBK de 2024. O piloto turco deixou Nicolo Bulega (Ducati) a 0,573 segundos, com Scott Redding (Bonovo BMW) a completar a primeira linha para a Corrida 1 desta tarde.
O líder do mundial estava a bater novos recordes desde os primeiros minutos, entrando diretamente na casa do 1m 24s – um segundo mais rápido do que o curto recorde de Remy Gardner desta manhã – para deixar até a sua equipa BMW a abanar a cabeça e a sorrir de incredulidade.
Liderados por Razgatlioglu, os quatro pilotos da BMW rodaram juntos para a corrida final, embora o ritmo da estrela turca fosse tal que o companheiro de equipa van der Mark não conseguiu manter-se no seu “slipstream”. No entanto, a corrida de grupo ajudou um feliz Scott Redding a conquistar um terceiro lugar na primeira linha.
Nicolo Bulega, da Ducati, acabou com a festa da BMW ao colocar a sua Panigale em segundo. Mas Razgatlioglu, que parece igualmente formidável em termos de ritmo de corrida, estava numa classe à parte e ainda terminou os 15 minutos da Superpole com uma confortável vantagem de 0,573s sobre o italiano.
O piloto da Marc VDS e estreante no WorldSBK, Sam Lowes, chegou ao quarto lugar antes de sofrer uma queda. Uma volta tardia de Danilo Petrucci parecia ter colocado três Ducatis nos cinco primeiros, mas a sua melhor volta foi cancelada após a sessão devido a bandeiras amarelas.
Jonathan Rea vai partir de oitavo, logo à frente do antigo companheiro de equipa da Kawasaki, Alex Lowes, que foi outro a ter uma volta anulada. O fim de semana difícil do atual campeão Álvaro Bautista continuou com o décimo segundo lugar, logo atrás de Gardner, que ficaria desapontado com o décimo primeiro lugar. Andrea Iannone também sofreu com as bandeiras amarelas que anularam a sua melhor volta.
Apesar das sessões de pista seca até agora neste fim de semana, as nuvens negras significam que a chuva continua a ser uma ameaça para a Corrida 1, que começa às 14 horas.