WSBK, Portimão, Superpole: Rea bate Razgatlioglu e faz a pole
Com novo recorde de volta e mais uma pole portuguesa, o norte-irlandês Jonathan Rea é o piloto a bater à entrada das corridas.
A última ronda europeia do Campeonato do Mundo de Superbike começou verdadeiramente com a Superpole do Autódromo Internacional do Algarve. Com novo recorde do circuito e mais uma pole portuguesa, Jonathan Rea (Kawasaki) é o piloto a bater à entrada das corridas. Toprak Razgatlioglu (Yamaha) conseguiu o segundo lugar para a grelha na frente de Alex Lowes e Álvaro Bautista (Ducati) ficou-se apenas pelo 9º lugar.
A Tissot Superpole é na prática uma sessão de qualificação tradicional onde todos os pilotos têm 15 minutos para definir o seu melhor tempo possível. Em Portimão, não tendo à sua disposição o pneu Pirelli SCQ à sua disposição, todos utilizaram o pneu macio SCX de corrida.
O clima no início da Superpole estava ensolarado com temperaturas agradáveis de verão. O facto de as condições serem excelentes, foi comprovado por Dominique Aegerter com o seu registo na Superpole do Campeonato do Mundo de Supersport.
Na terceira sessão de treinos , Toprak Razgatlioglu marcou o melhor tempo do fim-de-semana com 1:40.121 minutos. Na Superpole o primeiro tempo baixo deu-se aos quatro minutos e pertenceu a Jonathan Rea (1:40.394), mas na sua primeira volta lançada Razgatlioglu queimou o tempo mais rápido de sempre em Portimão com uma volta de 1m39.887s De referir que o turco já detinha o recorde da pole no Autódromo do Algarve desde 2021.
A cinco minutos do final, os pilotos de Superbike fizeram uma segunda tentativa com um novo pneu traseiro. Um máximo de duas voltas lançadas foram possíveis e com uma vantagem de meio segundo, Razgatlioglu foi tranquilo. No entanto, acabaria surpreendido por Rea que conquistou a pole numa volta 1:39.610 minutos, empurrando o piloto da Yamaha para o segundo lugar.
Alex Lowes (Kawasaki) completou a primeira fila, Locatelli (4º) lidera a segunda fila, seguido de Loris Baz com a melhor BMW e Iker Lecuona com a melhor Honda. O melhor tempo de Bautista foi cancelado porque foi feito sob bandeiras amarelas. O piloto de fábrica da Ducati terá que largar para a primeira corrida da tarde a partir da terceira fila, do 9º lugar.
Como esperado, os pilotos wild card tiveram dificuldade na encosta exigente do AIA de Portimão. O bicampeão da MotoAmerica Jake Gagne (Attack Yamaha) ficou em 16º na grelha, enquanto o piloto de resistência Marvin Fritz (YART) foi 23º.