WSBK, Portimão, Corrida 2: Vitória esclarecedora de Bautista no ring de Portimão
Álvaro Bautista (Ducati) conquistou a vitória na Corrida 2 árdua após uma emocionante batalha com Toprak Razgatlioglu (Yamaha) em Portimão, na 9ª ronda do Campeonato do Mundo de Superbike 2022.
A corrida 2 de Superbike em Portimão teve como vencedor Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) após uma emocionante luta com o líder do campeonato Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) e Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK). O espanhol conquistou assim a sua primeira vitória do fim de semana aumentou a sua liderança no campeonato.
Bautista começou a corrida em segundo lugar, mas foi Rea quem assumiu a liderança da corrida na curva 1, enquanto Bautista caiu para terceiro e Razgatlioglu para segundo. Na volta 7, Razgatlioglu fez um movimento sobre Rea na curva 1 para assumir a liderança, enquanto, duas voltas depois, na mesma curva, Rea voltou à liderança quando Razgatlioglu caiu para terceiro atrás de Bautista. À medida que a meia distância da corrida se aproximava, Bautista ultrapassou Rea na curva 10 para assumir a liderança, enquanto Razgatlioglu o seguiu para o segundo lugar depois de passar o norte-irlandês da Kawasaki ZX-10RR.
À medida que o terço final se aproximava, Razgatlioglu começou a aproximar-se de Bautista, superou o líder do campeonato na curva 13 na volta 14, mas, no início da volta seguinte, Bautista conseguiu passar o atual campeão na reta dos boxes para retomar a liderança. A partir daí, Bautista conseguiu abrir uma diferença de mais de dois segundos para Razgatlioglu para conquistar a sua 28ª vitória , todas na Ducati, igualando assim Chaz Davies por vitórias com a Ducati nas SBK e assegurando a sua 12ª vitória na temporada de 2022.
Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing Ducati) ficou em quarto lugar depois de começar a corrida a disputar os lugares de pódio, mas perdendo terreno à medida que a corrida avançava. Rinaldi teve que lutar com Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) com o piloto britânico a conquistar no final o quinto lugar. Andrea Locatelli (Pata Yamaha com Brixx) completou os seis primeiros ao terminar em sexto lugar, mas quase sete segundos atrás de Lowes após 20 voltas.
Scott Redding (BMW Motorrad) ficou em sétimo lugar enquanto lutava para subir na classificação, terminando a pouco menos de um segundo de Xavi Vierge (Team HRC); uma queda de Lecuona na curva 14 atirou o espanhol para o 22º lugar , onde terminou. Garrett Gerloff (GYTR GRT Yamaha) foi nono, três décimos atrás de Vierge, embora tenha conseguido superar o seu companheiro de equipa de 2023, o francês Loris Baz (Bonovo Action BMW) que completou os dez primeiros.
Philipp Oettl (Team Goeleven) foi outro piloto que esteve na batalha com Gerloff e Baz, com o estreante alemão a terminar a 0,291s, na 11ª posição. O nerlandês Michael van der Mark (BMW Motorrad) não conseguiu converter a sua largada da terceira fila para um dos dez primeiros, ficando em 12º lugar, à frente de Luca Bernardi (BARNI Spark Racing Team).
O ponto final foi para o bicampeão americano de Superbike Jake Gagne (Attack Performance Yamaha Racing) que terminou em 15º lugar no seu regresso às SBK.
Alvaro Bautista deixa a ronda europeia como líder do campeonato, somando 448 pontos, contra os 392 de Toprak Razagatlioglu e 366 de Jonathan Rea. A três provas do final do campeonato (Argentina, Indonésia e Austrália) tudo está ainda em aberto.