WSBK: O regresso a Imola no próximo fim-de-semana

Por a 11 Julho 2023 09:40

Depois de quatro anos de ausência, o Mundial de Superbike regressa a um dos circuitos icónicos onde o automobilismo e motociclismo escreveram inúmeras páginas de história. Estamos a falar de Imola, que no próximo fim-de-semana recebe todas as categorias do WorldSBK.

A veloz curva de Tamborello, onde há exatos 29 anos Ayrton Senna perdeu a vida, Tosa, Piratella, Acque Minerali, Rivazza, são nomes que fazem arrepiar os cabelos no Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari de Imola.

Após seis rondas, o Mundial de Superbike 2023 dirige-se agora para a segunda metade, com mais seis  fins de semanas pela frente. E o começo da segunda parte não podia ser iniciado num circuito mais icónico, como Imola, próximo de Bolonha.

Imola é um circuito onde experiência, precisão e compreensão de cada pequeno solavanco e nuance podem fazer a diferença, e isso recai mais sobre os pilotos do que sobre a moto. O ‘titânico trio’ (Bautista, Razagatlioglu e Rea) voltou ao seu melhor em Donington Park e estamos a prever que a estranheza de Imola também os manterá unidos neste fim de semana. Em 2019, Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) conquistou o seu primeiro pódio da temporada em Imola, enquanto Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) conquistou as suas primeiras vitórias e iniciou uma sensacional recuperação para o quinto título.

Superbike – Um circuito desconhecido para muitos

Dos sete primeiros dez pilotos restantes na classificação do campeonato, cinco nunca estiveram em Imola nas SBK. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) declarou a sua ansiedade de correr neste circuito perto de  casa, mas será a sua primeira vez numa Superbike. O mesmo se aplica a Axel Bassani (Motocorsa Racing), embora tenha sido 13º no  Mundial SSP em 2016. Ambos lutam pelo terceiro lugar geral do Campeonato – Rea divide-os, terceiro a quinto com 29 pontos.

O próximo Imola ‘rookie’ no WorldSBK na classificação é Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team), que conquistou o primeiro pódio na última vez e está obtendo melhores resultados em cada uma de suas últimas quatro corridas: 7º , 5º , 4º ª  e 3ª . Na última visita a Imola, ‘Petrux’ venceu na classe STK1000; a sua experiência, a torcida caseira e boa forma podem ajudá-lo a ter mais memórias mágicas?

Outros nomes como Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha) e Xavi Vierge (Team HRC) nunca correram em Imola, o mesmo para Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) e Iker Lecuona (Team HRC). Todos eles esperam que um novo circuito traga uma mudança na sua sorte.

Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad) chega a Imola após o seu melhor resultado da temporada de 2023 com o quarto lugar na Corrida 2 em Donington Park. Por ser um layout da velha escola, Redding pode se destacar. Há também um ponto de interrogação sobre o companheiro de equipa de Redding para a rodada, já que Tom Sykes continua lesionado após a sua queda na Corrida 2 em Donington Park, enquanto Michael van der Mark espera voltar, mas só o fará se sentir-se bem o suficiente.

Supersport – Duelo caseiro entre Manzi e Bulega?

Nas Supersport, a etapa do Reino Unido de Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) foi a definição de uma montanha-russa. O segundo lugar na Corrida 1 foi seguido pelo quinto lugar na Corrida 2 após uma queda e uma penalização, resultados que permitiram a Bulega estender a sua liderança no campeonato para 55 pontos, agora mais do que o total máximo disponível de um fim-de-semana de 50. A dupla enfrenta-se novamente em Imola com o objetivo do piloto da Yamaha claro: reduzir a diferença para Bulega e travar o seu ímpeto após a dobradinha em Donington. Passada metade da época, Manzi terá de começar a sua recuperação no desafiante circuito de Imola.

A ação começa às 09h45 hora local (GMT+2) de sexta-feira com o WorldSSP300 FP1, seguido pelo WorldSBK e WorldSSP.

Campeonato do Mundo SBK (após 6 rondas): 1º Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 357 pontos; 2º Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 264; 3º Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 175; 4º Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 163; 5º Axel Bassani (Motocorsa Racing) 146; 6º Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) 102; 7º Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK, 99); 8º Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) 98; 9º Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) 97; 10º  Xavi Vierge (Team HRC) 92; etc.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x