WSBK: O Mundial Superbike 2024 em números

Por a 23 Novembro 2024 22:34

Analisando objetivamente o último Campeonato do Mundo de Superbike, encontramos resultados surpreendentes, como o primeiro título mundial da BMW, a continuação dos muitos pódios da Ducati e os 3 milésimos que separaram Bulega de Razgatlioglu na Tissot Sprint do Estoril, a vitória mais ‘apertada’ de sempre da história do campeonato do mundo de motos de série que se estreou em 1988.

  • Esta lista de acontecimentos notáveis ​ começa com um número muito menor que ‹1›. A vitória de Nicolò Bulega (Ducati) na corrida Superpole no Estoril com uma vantagem de apenas 0,003 segundos sobre Toprak Razgatlioglu (BMW) foi o resultado mais próximo na história do Campeonato do Mundo de Superbike.
  • Com a primeira conquista do título da BMW e o seu segundo título, Toprak Razgatlioglu foi o melhor piloto da temporada passada. O turco conquistou 18 vitórias e 27 pódios na temporada de 2024.
  • Álvaro Bautista teve a sua pior temporada com a Ducati com 4 vitórias. O espanhol já havia conseguido pelo menos 16 (!) com a Panigale V4R.
  • Razgatlioglu estabeleceu um recorde com 13 vitórias consecutivas. A estrela da BMW bateu o recorde anterior estabelecido por Jonathan Rea e Bautista por dois triunfos. O turco está agora em quarto lugar na lista dos melhores de todos os tempos; com um total de 57 vitórias está a apenas dois sucessos do lendário Carl Fogarty.
  • O segundo lugar de Bautista na Corrida Superpole em Magny-Cours foi o 1100º pódio da Ducati. A equipa terminou a época com 1125 pódios e o título de Construtores.
  • Esta época teve 8 vencedores diferentes, pela primeira vez desde 2009: Bulega, Bautista, Razgatlioglu, van der Mark, Spinelli, Petrucci, Alex Lowes e Iannone.
  • Houve quatro novos vencedores em 2024, todos de Itália: Bulega, Spinelli, Petrucci e Iannone. Este é um recorde para o país, batendo o anterior registo de três em 1988, quando Tardozzi, Lucchinelli e Priovano venceram.
  • O campeão mundial completou o maior número de voltas na liderança. Embora Razgatlioglu tenha perdido seis corridas devido a lesão, as suas 248 votas são quase o dobro de Bulega como vice-campeão.
  • Alex Lowes garantiu o 550º pódio da Kawasaki na categoria SBK no sprint de Portimão.
  • Os pilotos da Ducati Sam Lowes e Bautista tiveram 17 quedas ao longo da temporada.
  • Quem deu mais voltas em 2024 foi o neerlandês Michael van der Mark que completou 578 das 593 voltas possíveis.
author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x