WSBK, Most, Corrida 2: Bautista vence após queda de Razgatlioglu
A segunda corrida longa do Campeonato do Mundo de Superbike 2023 em Most teve como vencedor Alvaro Bautista após um duelo épico com Toprak Razgatlioglu. Danilo Petrucci (Ducati) e Jonathan Rea (Kawasaki) completaram os lugares de pódio.
O tempo em Most voltou a evoluir para uma agradável mistura de nuvens e sol e quando a corrida começou, às 14h00 locais, o termómetro marcava 26 graus e a pista estava totalmente seca. Após a corrida da Superpole, o grelha mudou nas primeiras posições. Toprak Razgatlioglu (Yamaha), Jonathan Rea (Kawasaki) e Álvaro Bautista (Ducati) alinharam na primeira linha, sendo a segunda linha ocupada por Axel Bassani (Ducati), Michael Rinaldi (Ducati) e Remy Gardner (Yamaha).
Filme da corrida
Após a largada, um épico duelo entre Bautista e Razgatlioglu desenvolveu-se de acordo com o mesmo esquema. Invariavelmente o turco liderava à entrada da recta da meta, Bautista aproveitava a maior velocidade da Ducati para se colocar ao lado de Toprak e atacar o primeiro lugar, mas o piloto da Yamaha ficava sempre à frente na chicane. E depois foi a surpresa. Justamente quando se pensava que Bautista se contentaria com o segundo lugar, Razgatlioglu caiu quando a traseira da Yamaha escorregou na saída da chicane e o espanhol herdou a vitória sem luta. O turco bracejou intrigado com o que acontecera… possivelmente, uma falha no controlo de tração da R1 ou erro de Toprak?
Jonathan Rea conseguiu acompanhar a dupla na frente por muito tempo, mas nunca esteve realmente a uma distância de ataque. No último terço da corrida, o piloto da Kawasaki teve problemas com os pneus e não resistiu ao ataque tardio de Danilo Petrucci pelo segundo lugar, na última volta.
O piloto privado da Ducati, Axel Bassani, voltou a impressionar com uma corrida furiosa, depois de o jovem de 24 anos ter caído para o 12º lugar depois de uma passagem pela gravilha. O italiano lutou para avançar com tempos de volta rápidos e ainda ultrapassou o seu inimigo íntimo na última volta, Michael Rinaldi, para assim chegar ao quarto lugar.
O melhor piloto da BMW foi Scott Redding em 8º lugar, apenas 0,7 segundos atrás da segunda Yamaha de Andrea Locatelli. A melhor Honda trouxe Xavi Vierge para casa na nona posição. Dominique Aegerter (Yamaha) e Philipp Öttl (Ducati) fizeram uma corrida normal em 11º e 13º lugares.
Assim, o fim de semana na República Checa termina com o ‘trio titânico’ a vencer todas as três corridas do WorldSBK em Most, Rea na primeira manga, Toprak na Sprint Race e Bautista na segunda manga. Outra vez a surpreender positivamente, Danilo Petrucci parece já habituado aos pódios, chegando mesmo ao segundo lugar esta tarde. Uma palavra ainda para o rápido e talentoso privado Axel Bassanni que liderou as primeiras voltas da última manga em Most, a exemplo do que já tinha feito em Imola.