WSBK, Misano, Superpole: Pole de Toprak Razgatlioglu

Por a 15 Junho 2024 11:23

Quatro fabricantes ficaram entre os quatro primeiros na Tissot Superpole, com Razgatlioglu a criar um pouco de história para a BMW.

Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW) esmagou o recorde de volta da Tissot Superpole para conquistar a sua 14ª pole position, colocando-o um lugar atrás de Colin Edwards. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) foi o seu principal adversário no Circuito Mundial de Misano “Marco Simoncelli”, mas o #11 não conseguiu ultrapassar “El Turco” durante a Ronda Pirelli Emilia-Romagna.

Todos, excepto Nicolo Bulega e Michele Pirro foram para a pista assim que as boxes abriram. Toprak ficou imediatamente abaixo do recorde do circuito com 1m32,786s, apesar de estar o mais perto possível do seu companheiro de equipa Michael van der Mark, tal como Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) em segundo com 1m32,991s, mas ainda a dois décimos de Razgatlioglu. O #54 foi ainda mais rápido com 1m32,709s na sua segunda volta. No entanto, esse tempo não durou muito tempo, com Bulega a registar 1m32,556s na sua segunda volta e a conquistar provisoriamente a pole position.

Os tempos continuaram a cair nas voltas seguintes, com Razgatlioglu a marcar 1m32,320s para recuperar a primeira posição, mas Bulega foi 0,099s mais rápido para voltar à primeira posição, embora este tempo tenha sido mais tarde apagado devido às bandeiras amarelas na Curva 14, devido à queda de Andrea Iannone (Team GoEleven) nos últimos minutos da sessão, o que significou que Razgatlioglu conquistou a pole position em Misano, a sua segunda pole da época e a 14ª no WorldSBK.

Bulega vai partir da segunda posição, à frente de Gardner, com o australiano também a registar o recorde de volta existente e a ser o último piloto na casa do 1m32s. A pole de Razgatlioglu significa que ele agora detém o recorde de largadas consecutivas na primeira fila para um piloto da BMW, com três, superando o recorde anterior de Marco Melandri e Tom Sykes, que era de duas.

Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) conseguiu que quatro construtores ficassem entre os quatro primeiros ao conquistar a P4, igualando o seu melhor resultado na Superpole em Misano pela quarta vez depois de 2016, 2019 e 2022. A ele juntou-se na segunda linha o atual campeão Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) em quinto, com o #1 a subir na ordem na fase final. Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) registou 1m33,188s para conquistar o sexto lugar.

Andrea Iannone vai liderar a terceira linha de partida, apesar da queda, já que conquistou o sétimo lugar com 1m33,188s, terminando com menos de meio décimo de vantagem sobre Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) em P8. Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) vai partir de nono, enquanto Tito Rabat (Kawasaki Puccetti Racing) completa a lista dos dez primeiros.

Axel Bassani (Kawasaki Racing Team) terminou meio décimo atrás de Rabat, enquanto Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) foi 12º no seu regresso de lesão. Para Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha), o oito vezes vencedor aqui vai alinhar a partir de um modesto 15º lugar. Van der Mark foi 16º depois de ter sofrido uma queda na Curva 13 na mesma altura que Iannone, mas em incidentes diferentes.

A corrida 1 do WorldSBK em Misano está agendada para as 13h00.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x