WSBK, Misano, Corrida 1: Bautista vence, Razgatlioglu abandona
Na corrida caseira da Ducati em Misano, Alvaro Bautista esteve magnífico e cruzou a linha de chegada com mais de cinco segundos de vantagem sobre Jonathan Rea. Desatre para Toprak Razgatlioglu, que depois de partir como um foguete foi forçado a abandonar com problemas elétricos.
A Superpole é uma sessão de qualificação tradicional, onde todos os pilotos têm 15 minutos para mostrar o seu melhor e alcançar um bom lugar de partida para as corridas. Álvaro Bautista (Ducati) conseguiu o tempo mais rápido da sessão, deixando com oo seu tempo de 1:33,328 minutos, logo atrás o turco Toprak Razgatlioglu (Yamaha) a 0,137s, seguido de perto pelo norte-irlandês Jonathan Rea (Kawasaki), a 0,190s e terceiro mais rápido na sessão. Com tempos para a segunda fila da grelha ficaram Alex Lowes Rinaldi e Locatelli. Com o 7º tempo, o espanhol Xavi Vierge foi mais rápido dos pilotos Honda e, sem surpresa o britânico Scott Redding, 9º na tabela de tempos, foi o mais rápido entre a armada da BMW.
O sábado começou com sol e temperaturas agradáveis, que subiram para 27 graus Celsius no ar e 44 graus Celsius no asfalto no início da primeira corrida, às 14h. À beira da pista, as superestrelas Valentino Rossi e Max Biaggi assistiam ao espetáculo das Superbike.
CORRIDA 1 SBK
Na corrida deste sábado, vimos sem surpresa Bautista, Rea e Razgatlioglu a rapidamente abrirem uma diferença para os demais. Razgatlioglu largou furiosamente na frente de Bautista e Rea e assim chegou à primeira curva, vindo a seguir Lowes, Rinaldi e Locatelli. ’Razga’ ficou rapidamente sob pressão do piloto espanhol da Ducati, com Rea á espreita da sua oportunidade. As coisas depois acalmaram por um tempo, mas era visível os problemas de falta de velocidade na Yamaha do piloto turco.
Após onze das 21 voltas de corrida, os três pilotos de fábrica já tinham uma vantagem sobre os perseguidores de 4 segundos, mas na volta 14 Razgatlioglu que vinha em terceiro, teve que se despedir da luta pela vitória com um problema elétrico e abandonar. Um conector elétrico tinha se soltado, a bateria da R1 descarregou completamente, e finalmente o motor morreu.
Um pouco ante antes do azar do turco da Yamaha, já Alvaro Bautista tinha assumiu a liderança com a Ducati Panigale V4R, quebrando a consistência nos tempos por volta de Jonathan Rea. No final, o piloto da Ducati conquistou a vitória com uma vantagem de 5,1 segundos sobre o norte-irlandês da Kawasaki ZX-10RR. Michael Ruben Rinaldi completou o pódio num dia proveitoso para as máquinas de Bolonha.
Uma boa surpresa foi o rookie da Ducati Axel Bassani, que por vezes chegou a ficar muito perto do trio da da frente, terminando o italiano em quarto. Para a Honda e BMW as coisas não correram pelo melhor. A melhor CBR1000RR-R foi a de Xavi Vierge que terminou no sétimo lugar, Iker Lecuona foi apenas nono e Scott Redding terminou como melhor piloto das M1000RR em décimo lugar.
Para amanhã, domingo, depois do warm-up estão em agenda a corrida de Superpole às 10h00, assim como a segunda corrida de SBK, a partir das 14h15 (Hora Portuguesa).